Agroalimentar Hortofruticultura

PromoLocal, a plataforma que está a ajudar agricultores a escoar produção

A Associação Growgreen Food, em Vila Real, criou a plataforma PromoLocal que promove as vendas ‘online’ e está já a ajudar 36 agricultores com dificuldades em escoar a produção devido à covid-19.

“Esta iniciativa pretende combater as fragilidades sentidas pelos pequenos e médios produtores do setor agroalimentar que, neste momento, se encontram com sérias dificuldades no escoamento de produtos, afirmou Alexandra Ribeiro, responsável pela Growgreen Food em declarações à agência Lusa.

A associação é constituída por estudantes de doutoramento da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que, em comunicado, explicou que na plataforma online PromoLocal os produtores locais podem divulgar produtos e os comerciantes podem registar as necessidades de bens, de forma gratuita.

Com a declaração do estado de emergência em Portugal e medidas excecionais e temporárias de resposta à situação epidemiológica provocada pela covid-19, que obrigaram ao fecho da restauração, muitos destes produtores ficaram sem poder escoar produtos.

“Os apelos nas redes sociais foram surgindo com maior intensidade e a Growgreen Food sentiu necessidade de atuar e ajudar estes produtores”, salientou a responsável.

Neste momento estão já inscritos 36 produtores, sendo que, segundo Alexandra Ribeiro, cada produtor tem nesta plataforma uma loja ‘online’ e acesso a um processo digital que ajuda a agilizar a gestão da produção e os canais de distribuição.

“Por outro lado, os consumidores também querem adquirir produtos frescos e esta é uma forma de o fazer enquanto ajudam estes pequenos produtores a escoar a produção”, acrescentou.