Floresta Investigação

Questionário anual aos investigadores suberícolas

O questionário aos investigadores suberícolas tem como um dos seus objetivos principais, garantir que os resultados da investigação sejam descodificados e divulgados aos utilizadores finais.

A União da Floresta Medeterrânica (UNAC), informa em comunicado que irá decorrer durante o mês de junho, o inquérito dedicado à Investigação e Desenvolvimento realizados nas temáticas do sobreiro, montado e cortiça a nível nacional e/ ou através de projectos internacionais, numa iniciativa dinamizada anualmente no âmbito da SUBERNET – Rede de Investigadores Suberícolas. Desta forma, o CCSC – Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça pretende dar seguimento a um dos seus objectivos principais – Garantir que os resultados da investigação são descodificados e divulgados aos utilizadores finais.

No balanço do ano 2019, de acordo com as respostas recebidas foram publicados 37 artigos, distribuídos por 15 temáticas, onde a Ecologia e a Fisiologia foram as dominantes. Actualmente estão a decorrer 8 grupos operacionais relacionados com o montado de sobro e 17 projectos de I&D, onde as Alterações Climáticas são a temática principal (39% dos projectos).

A informação recolhida, estará disponível on-line, acessível a todos no Centro de Documentação Digital do Sobreiro e da Cortiça em http://www.filcork.pt/centro-de-documentacao.

O registo na SUBERNET é realizado em http://repositorio.filcork.pt/manager/#register tanto para investigadores como para técnicos e produtores florestais.

PARA MAIS INFORMAÇÕES CONTACTE:

Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça ccsobreirocortica@gmail.pt.