Ambiente Investigação Sanidade vegetal

Alterações climática. Mais insetos e aumento das perdas agrícolas

O percevejo marmoreado já se encontra na Europa. E uma das pragas que começa a ter proporções alarmantes em todo o mundo e para o qual não existe controlo eficaz. Imagem: © DR

Estudos recentes mostram que o aquecimento global pode aumentar o número de pragas de insetos e alterar os seus padrões de migração, o que pode representar uma ameaça ainda maior à produção agrícola global. Um tema para refletir neste Dia Mundial do Meio Ambiente.

Os insetos são e sempre foram um grande problema para os agricultores em todo o mundo. Se não forem controlados, podem dizimar colheitas inteiras, reduzir a produção e afetar a qualidade e segurança dos alimentos. Com as alterações climáticas, a situação tende a piorar. Segundo os resultados de investigações recentes, o aquecimento global pode aumentar o número de pragas de insetos e alterar os seus padrões de migração, que representa uma ameaça ainda maior à produção agrícola global.

A subida de apenas 2 graus na temperatura global pode provocar um aumento das perdas de produtividade de trigo (46%), de arroz (19%) e milho (31%) nas perdas de produtividade. Isto, no que se refere a perdas relacionadas com pragas de insetos.

Neste mapa elaborado pela CropLife international, saiba quais as regiões do mundo (cores quentes) em que as pragas podem tornar-se um desafio ainda maior por causa das alterações climáticas.

Fonte: CiB – Centro de Informação de Biotecnologia