Empresas & Produtos

Os filtros são peças-chave na proteção do motor

Os filtros dos automóveis foram concebidos para estabelecer um correto funcionamento do motor e o conforto interior.

Como a própria palavra indica, servem para filtrar, ou seja, impedir, neste caso, que elementos-chave do veículo sejam afetados por fontes de impureza. São quatro, os mais comuns: três direcionados para os componentes físicos do carro (filtros do óleo, ar e combustível) e um para os ocupantes (filtro do habitáculo).


Descubra onde comprar os melhores produtos em:

  • Pode encontrar filtros para o seu carro em: euautopecas.pt
  • Você pode ler como alterar os filtros aqui.

Consequências de um mau filtro de ar

E qual seria a consequência de um mau filtro de ar? O principal e mais grave será uma avaria com custos de reparação elevados, essas avarias podem ser provocadas num incidente isolado – uma pedra relativamente grande e especialmente dura – ou eventualmente um desgaste de longo prazo – mesmo só com pequenas partículas – pode causar danos ao motor.

No entanto a consequência mais comum da deficiente filtragem do ar de admissão, devido à variação de qualidade do ar devido às impurezas, são explosões pouco consistentes, logo um rendimento inconstante, esta variação do rendimento do motor pode ser motivo de acidente ou provocar situações complicadas no trânsito, devido a ficarmos à espera de uma determinada resposta do motor e este não corresponder às nossas expectativas.