Opinião

AdviceAgriBusiness / STET em Portugal

Na minha opinião, a quebra no consumo em geral de produtos agrícolas e alimentos produzidos em Portugal deve-se à “interrupção” do turismo

Sérgio Margaço, Diretor da AdviceAgriBusiness / STET em Portugal

“Especialmente pelo não consumo preconizado pelos turistas vindos de outros países e por outro lado, por redução das nossas exportações e quiçá, até pelo aumento das importações em março e abril (só futuramente, teremos dados oficiais que possam confirmar estas ideias). Contudo, os portugueses também não podem parar de se alimentar, como necessidade básica que temos ao nível da nutrição.

A batata é sem sombra de dúvidas um produto de excelência na dieta dos portugueses, seja pela sua polivalência em termos gastronómicos, seja pela tradição na sua produção em todo o território nacional, assim como a capacidade de conservação durante várias semanas ou meses após a colheita. Por outro lado, a batata é um produto agrícola/alimento com um perfil nutricional que permite o seu consumo, várias vezes por semana como acompanhamento de alimentos proteicos, numa prática de alimentação saudável e diversa, conforme as indicações da roda dos alimentos baseada na dieta mediterrânica.”