Agroalimentar Evento realizado Política Agrícola

Seminário Online: A Soberania Alimentar e a Estratégia Do Prado ao Prato: construir um modelo agrícola mais justo e equitativo na UE?

Este seminário online vai realizar-se no próximo dia 7 de julho de 2020, das 15:00-17:00 horas. Com o tema: A Soberania Alimentar e a Estratégia Do Prado ao Prato: construir um modelo agrícola mais justo e equitativo na UE?

A Coordenadora Europeia Via Campesina (CEVC) – como única organização europeia que representa os pequenos e médios agricultores, camponeses e trabalhadores agrícolas – considera, juntamente com os seus aliados, que é tempo de relançar um projecto político diferente para os sistemas agrícolas da UE: a Soberania Alimentar.

Trata-se de um projecto que irá garantir alimentos de qualidade para a população europeia, inverter o desaparecimento das explorações agrícolas europeias, apoiar novos agricultores e métodos agrícolas baseados na agro-ecologia e garantir que os agricultores possam viver da sua produção e proteger os trabalhadores agrícolas. Permitirá igualmente aos cidadãos europeus (tanto urbanos como rurais) assumir o controlo do seu sistema de abastecimento alimentar, enfrentando os obstáculos sociais, económicos e logísticos que têm permitido a proliferação da agricultura industrial até à data.

Muitas vezes, a Soberania Alimentar é confundida com a Segurança Alimentar ou Suficiência Alimentar; este seminário na Internet irá esclarecer o que é a Soberania Alimentar, desenvolvida pelos movimentos sociais, e como é extrapolada em termos reais.

O seminário constituirá uma oportunidade para clarificar e explorar o potencial da Soberania Alimentar para reformular as políticas agrícolas e alimentares da UE, em especial a estratégia “Do prado ao Prato”, através de um diálogo com o Comissário Europeu da Agricultura, Janusz Wojciechowski, e considerando o papel das instituições da UE actualmente envolvidas neste trabalho.

Porta-vozes e apresentações:

  • O significado prático da Soberania Alimentar para o contexto europeu – incluindo o actual debate sobre a estratégia “Do Prado ao Prato”, a política comercial da UE e a reforma da PAC – por Geneviève Savigny, camponesa do Sul de França e representante da CEVC
  • Sistemas alimentares no centro da sociedade por um membro da Rede Nyéléni na Europa e na Ásia Central para a Soberania Alimentar (Nyéléni ECA)
  • A importância da Soberania Alimentar para a Estratégia “Do Prado ao Prato” e o Novo Pacto Verde, por Jessica Duncan, Professora Associada do Grupo de Sociologia Rural da Universidade de Wageningen

Seguida de uma mesa redonda de reacções e sessão de perguntas e respostas com o Comissário Europeu para a Agricultura Janusz Wojciechowski.

A interpretação simultânea será assegurada em inglês, francês e espanhol.

Registe-se AQUI ↵

Agenda completa disponível aqui ↵

Para mais informações ou se tiver problemas com o registo, contacte: info@eurovia.org