Agropecuária

Tempo… um bem precioso!

Ouvimos frequentemente dos nossos produtores que a falta de tempo é um dos principais fatores limitantes à implementação de algumas boas práticas e melhorias nas explorações.

De facto, tempo é precioso e muitas vezes escasso em muitas profissões, mas uma correta gestão do mesmo é fundamental para poder aumentar a produtividade e ainda ter tempo para família e amigos.

Todos temos o mesmo número de horas em cada dia, mas algumas pessoas parecem conseguir fazer mais coisas no mesmo período de tempo. Como é possível? Para ajudar nesta tarefa escolhemos algumas dicas de gestão do tempo sugeridas por Produtores de leite um pouco por todo o mundo, para fazer um melhor uso do seu tempo, dentro e fora da exploração!

  1. No seu planeamento de tarefas, deixe tempo programado para tarefas pessoais e tempo fora da exploração. Este tempo é importante e necessário! Deixe também alguma margem para tarefas inesperadas que surgem sempre numa exploração leiteira!
  2. Faça uma lista das tarefas e defina prioridades e frequências (diária, semanal ou mensal). E muito importante… estabeleça prazos! E não se esqueça, por vezes é importante eliminar as tarefas que não são fundamentais e nos retiram produtividade!
  3. A limpeza das instalações é uma tarefa que deve estar planeada por si e não deve ser deixada para quando sobrar tempo. Defina a periodicidade da limpeza de cada área da exploração e cumpra a rigor. Todas as áreas da exploração devem constar deste planeamento, a periodicidade da sua limpeza é que pode variar! Lembre-se: limpar de vez em quando é muito mais desagradável e faz perder muito mais tempo do que se mantiver a rotina de limpezas periódicas!
  4. Tenha uma lista de tarefas para toda a equipa da exploração e coloque-a onde todos os elementos tenham acesso e possam registar dados que fiquem acessíveis a todos. Escolha o melhor método para a sua exploração: use um quadro branco, o computador ou uma aplicação de telemóvel para o efeito. O importante é que o faça!
  5. Permita que a sua agenda de tarefas seja estruturada por forma a manter a motivação todos os dias: por exemplo comece a semana com as tarefas mais aborrecidas ou de que menos gosta… depois de estas tarefas estarem concluídas, sentir-se-á mais motivado para o resto das tarefas da semana!
  6. Evite distrações durante os trabalhos programados para que os possa terminar mais rapidamente (por exemplo desligue as notificações de telemóvel do que não é essencial para evitar paragens constantes que lhe diminuem a produtividade. Com uma boa gestão terá tempo para isso mais tarde!
  7. Faça a correta manutenção dos seus equipamentos e aproveite períodos de menor trabalho para fazê-lo. Por exemplo, reveja as suas máquinas agrícolas antes de iniciar os trabalhos no campo para evitar avarias. Equipamentos que funcionam mal vão fazê-lo perder muito do seu tempo quando ele é mais precioso!
  8. Programe os trabalhos que podem ser feitos em lote e realize tudo de uma só vez! Isto aplica-se a operações com os animais (p.e. secagens), mas também a rotinas de escritório, saídas para tratar de assuntos da exploração, limpezas, etc…
  9. Utilize o que puder da tecnologia e equipamentos disponíveis que lhe possam fazer ganhar tempo nas operações das explorações (p.e alimentadores de vitelos, máquinas automáticas de limpeza, etc…)
  10. Tenha locais fixos para arrumar o material e equipamento utilizado na exploração. Tempo utilizado a procurar material que podia ter um local definido é tempo efetivamente perdido!
  11. Antes de começar qualquer tarefa, pense no que vai fazer e no material que necessitará para realizá-la. Perde sempre mais tempo se tiver que parar constantemente para ir buscar mais aquela coisinha que está a faltar!

Fonte: Serviço de Certificação e Sustentabilidade das Explorações AGROS.