Hortofruticultura Sanidade vegetal

Tomato Brown Rugose Fruit Virus (ToBRFV)

Tomato Brown Rugose Fruit Virus (ToBRFV), uma ameaça emergente para as culturas do tomate e do pimento

A DGAV alerta para uma Ameaça emergente para as culturas de Tomate e do Pimento – ToBRFV (Tomato Brown Rugose Fruiit Virus), informando que foram já notificados pelos Estados-Membro, no decurso de 2020, doze novos focos de em 4 países e atualizadas 4 notificações devido ao alargamento das áreas inicialmente afetadas e operadores atingidos.

Dado tratar-se de um organismo nocivo de grande impacto, reforça o alerta para a necessidade de vigilância às culturas visadas, tomate e pimento.

Disponibiliza-se um folheto sobre o referido vírus, para o qual estão em vigor medidas de emergência, estabelecidas na Decisão de Execução (UE) 2019/1615.

O ToBRFV é um vírus do género Tobamovirus, caracterizado por ser muito persistente, de fácil transmissão e dispersão, muito agressivo e virulento, causando infeções graves com grande impacto na cultura do tomate e do pimento, sobretudo em estufa. Com menos expressão, foi também detetado nas infestantes Chenospodiastrum murale e Solanum nigrum e, em ensaios de inoculação, foi provado que várias Nicotiana e a Petunia hybrida eram hospedeiros artificiais.

Mais informação ↵