Empresas & Produtos Hortofruticultura

Asfertglobal apresenta estudo em pimento que reduz 50% de fertilizantes

A Asfertglobal e o Centro de Demostración y Transferencia Agraria CDTA) ‘El Mirador’ apresentaram os primeiros resultados do teste de pimenta em Murcia, (Espanha). Os testes apontam para uma economia de 50% no uso de fertilizantes.

A Asfertglobal, empresa portuguesa líder em biotecnologia, biofertilização e bioestimulação natural, continua com um passo firme, demonstrando aos agricultores as possibilidades de otimizar suas culturas aplicando as suas soluções naturais. O caso mais recente, em conjunto com o Centro de Demonstração e Transferência Agrária (CDTA) ‘El Mirador’, localizado em San Javier (Murcia), com a amostra de resultados preliminares extraídos de sua primeira colaboração conjunta.

Essa aliança tenta estudar o comportamento e a assimilação em plantas de pimenta de dois produtos que padronizam o catálogo da Asfertglobal: Kiplant All-Grip, um biofertilizante composto por microrganismos solubilizadores de fósforo, produtores de enzimas extracelulares e fito-hormônios; e Mycoshell Dripper, uma solução cujas micorrizas melhoram o transporte de nutrientes e conferem maior resistência a organismos patogénicos.

Tomando a produção, a qualidade, a pontualidade, a análise foliar e a análise do solo como parâmetros, o ensaio foi realizado em uma nova variedade de pimenta que está no centro há 5 anos (Nun50176), usando um sistema de fertirrigação e com um ciclo que começou na segunda quinzena de abril e termina no final de julho. Precisamente, para mostrar os resultados aos agricultores, o CDTA os recebeu antes da colheita do produto, para que “eles pudessem apreciar visualmente o desenvolvimento vegetativo e a valorização dos frutos, já que todas as partes da parcela são muito homogéneas”. declarou Pedro Mínguez, gerente técnico do CDTA.

Embora o relatório completo esteja disponível a partir de agosto próximo, a análise foliar mostrou um aumento notável de fósforo, potássio e cálcio nas subparcelas cujas plantas administraram soluções Asfertglobal.

“Isso pode levar a um claro benefício nas áreas que estão sendo aplicadas com uma redução de 50% nos assinantes, em comparação com uma receita padrão para o Campo de Cartagena. Também estamos a falar de produtos que melhoram o desenvolvimento radicular da planta, aumentando a absorção de nutrientes e a sua maior resistência a situações estressantes. As micorrizas e as bactérias tornam certos elementos do solo mais assimiláveis ​​que a planta pode absorver de maneira reduzida. Esses microrganismos, juntamente com a planta, criam uma relação simbiótica que beneficia ambos. Seu uso melhora a biota do solo, além de beneficiar o meio ambiente ”, frisou Pedro Mínguez.

Na mesma linha, José Nicolau, diretor comercial da Asfertglobal na Espanha, destacou a importância de desenvolver produtos “bio-racionais” que ajudem a agricultura da mesma maneira que o ecossistema em que está localizada. Além disso, ele reconheceu a importância de propor teses e ensaios com um centro tão técnico quanto o CDTA: “É um centro de referência. A confiabilidade dos dados extraídos em seus campos experimentais é indiscutível e isso com os resultados extraídos é muito positivo para a Asfertglobal ”. Nicolau acrescentou ainda que essa primeira colaboração e os dados resultantes permitirão fortalecer sua estratégia não apenas na região de Múrcia, mas em outras províncias vizinhas, como Albacete, Alicante ou Almería; províncias com um clima muito específico e condições de crescimento que tornam necessário testar os produtos no local para fornecer garantias de seu bom funcionamento no local.

Saber quando, onde e por que devemos usar nossos produtos é um dos nossos pontos fortes. O portfólio de produtos da Asfertglobal é projetado por cientistas de universidades como Lisboa, com as melhores matérias-primas de qualidade que o mercado permite, oferecendo a combinação perfeita de produto, tecnologia e eficácia

Kiplant All-Grip e Mycoshell em detalhes

O Kiplant All-Grip ajuda o crescimento das culturas, promovendo a absorção de fósforo, evitando os desequilíbrios nutricionais de macro e micronutrientes e intervindo em várias rotas metabólicas da planta. O consórcio microbiano especializado pelo qual é composto, com microrganismos solubilizantes de fósforo, produtores de fitohormônios e enzimas extracelulares com ação metabolizante da matéria orgânica do solo, traduz-se em maior crescimento e aumento de até 15% na produtividade das culturas em que é aplicada mostram resultados homogéneos em uma grande variedade de solos, incluindo aqueles que sofrem situações estressantes.

O Mycoshell Dripper aumenta a tolerância das plantas ao estresse hídrico e à salinidade, além de melhorar o transporte de nutrientes e proporcionar maior resistência a organismos patogénicos. Portanto, proporciona uma fertilização eficaz, o que permite reduzir as contribuições de água e fertilizantes. A sua fórmula especial baseada em micorrizas e ácidos húmicos solúveis é única. Suas micorrizas aumentam os nutrientes e a água disponíveis para a planta, aumentando o volume do solo que as raízes exploram e a solubilização do fósforo mineral, bem como a captura de nitrogénio da matéria orgânica.