O Grupo Sovena dá início à operação de uma nova unidade industrial em Luanda, Angola, para a produção e embalamento da sua marca de óleo Fula. Este investimento consolida o compromisso da Sovena com a produção local, impulsionando a eficiência da cadeia de abastecimento no mercado angolano.

A fábrica em Angola é, assim, um marco importante na visão da Sovena de criar no país uma cadeia de produção eficiente que garanta a produção, processamento e fornecimento dos produtos nesse mercado, substituindo a sua importação. De referir que a Sovena tem uma forte tradição de exportação de óleo de soja para Angola, quer com a marca Fula, líder de mercado, quer com outras marcas.

Segundo Jorge de Melo, CEO da Sovena, “a abertura da fábrica de embalamento em Luanda marca o início da integração da Sovena na cadeia de produção alimentar angolana, um setor onde queremos criar um sistema de alto valor acrescentado e gerador de empregosEsta unidade industrial é um marco importante na visão do grupo de criar localmente uma cadeia de produção eficiente e integral que inclui a produção, transformação, embalamento e abastecimento dos produtos da empresa ao mercado nacional”.

O investimento na unidade industrial de Luanda rondou os 18 milhões de euros, incluindo equipamento e stocks. A fábrica integra linhas de embalamento com capacidade para 45 milhões de litros por ano, e conta ainda com capacidade de expansão. Atualmente emprega 18 quadros locais, número que aumentará para 50 colaboradores até ao final de 2023, contribuindo ainda com 100 empregos indiretos.

A Sovena está também a estudar a possibilidade de apostar na área agrícola em Angola, com a certeza de que é um setor que requer muito investimento, muito know-how e com um longo caminho a percorrer para criar as infraestruturas de suporte (comercialização de equipamentos e insumos: sementes, adubos, armazenagem, transporte) e para adaptar as práticas agrícolas às condições específicas de cada zona de Angola”, adianta Jorge de Melo.