Hortofruticultura Investigação

CNCFS: Investigação no setor dos frutos secos

O Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos (CNCFS) é uma associação sem fins lucrativos que visa promover o desenvolvimento do setor dos frutos secos em Portugal, nomeadamente a castanha, a amêndoa, a noz, a avelã, a alfarroba e o pistácio, pela via do reforço da investigação, da promoção da inovação e da transferência e divulgação do conhecimento. O CNCFS é promotor ou parceiro em oito projetos de investigação ou desenvolvimento, com financiamento nacional ou internacional (quadro 1).

Quadro 1: Lista de projetos em que o CNCFS está envolvido e a sua área de intervenção.

BioPest – Estratégias integradas de luta contra pragas-chave em espécies de frutos secos

Este projeto visa o acompanhamento de pragas-chave da amendoeira, do castanheiro e da nogueira, nomeadamente a sua bioecologia, os períodos de ocorrência, os prejuízos que ocasionam e a experimentação de meios de luta biotécnica e biológica, permitindo desta forma melhorar a qualidade dos frutos, a produtividade e a sustentabilidade das culturas.

Figura 1: a)Bichado-da-castanha; b)Largada de Torymus sinensis; c)Gorgulho d)Vespa-das-galhas-do-castanheiro; e)Armadilha delta em pomar de nogueiras; f)Captura de Anarsia lineatella.

BioChestnut- IPM – Implementar estratégias de luta eficazes contra doenças do castanheiro e amendoeira

Esta iniciativa consiste na implementação do Programa de Luta Biológica contra o Cancro do Castanheiro pela aplicação de estirpes hipovirulentas e gestão integrada de doenças nos pomares de amendoeira e castanheiro.

Figura 2: Distribuição dos Grupos de Compatibilidade Vegetativa (GCV) do fungo Cryphonectria parasitica em Portugal (Helena Bragança, INIAV).

Egis – Estratégias para uma gestão integrada do solo e da água em espécies produtoras de frutos secos

O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste projeto assenta na fertilidade do solo e o estado nutricional das árvores (castanheiro, amendoeira, aveleira e nogueira) de forma a incrementar a produtividade e a sustentabilidade dos sistemas de produção.

ValNuts- Valorização dos frutos secos de casca rija

Valorizar e rentabilizar a produção de amêndoa, noz e avelã em Portugal é o objetivo central deste projeto. Há um foco maior na capacidade exportadora dos produtores nacionais destes frutos secos de casca rija, através do desenvolvimento e avaliação dos métodos de conservação destes frutos.