Agroindústria EMPRESAS & PRODUTOS Reportagem

“Portugal tem produtos incríveis”

Ljubomir Stanisic é um dos Chefs mais mediáticos da nossa praça e, embora a sua nacionalidade não seja portuguesa, está há tempo suficiente no nosso país para conhecer bem a nossa cultura e os nossos produtos, também resultado de uma curiosidade intrínseca que o caracteriza.

Ora, numa altura em que tanto se fala da produção nacional, a perceção de Ljubomir Stanisic sobre a qualidade dos produtos agrícolas portugueses é que o nosso país tem produtos incríveis. “Sempre disse que, para mim, é o país com melhor peixe e marisco do mundo. Temos carnes de enorme qualidade. E com os produtos agrícolas, vindos de bons fornecedores, passa-se o mesmo.

No meu caso, procuro privilegiar sempre os produtos sazonais, locais e biológicos, por esta ordem, não só pelo impacto que esta escolha tem a nível de sustentabilidade ambiental e humana mas também pelo sabor, que é aquilo que tem de estar sempre presente no prato”, esclarece ainda. O produto tipicamente português com que mais gosta de cozinhar são as entranhas, que justifica por ser algo muito ligado às tradições gastronómicas portuguesas, ao engenho com que os portugueses respondiam à pobreza e à necessidade.

Fotos: Créditos Fabrice Demoulin/100 Maneiras

O ‘rosto’ do restaurante 100 Maneiras também plantou recentemente uma horta na quinta que possui no Alentejo, para já apenas para consumo próprio. Se no futuro poderá alimentar os seus restaurantes é uma hipótese em aberto

Conhecido pelo seu dinamismo, Ljubomir Stanisic tem desenvolvido alguns negócios paralelos à restauração, o que aliás admite ser uma parte muito boa da sua atividade habitual, que lhe permite fugir um bocadinho à rotina e expandir-se também enquanto ser humano. “Sou curioso, irrequieto, gosto de estar em constante aprendizagem e desenvolvimento. Foi por isso, também, que comecei a fazer vinhos, cervejas, rum, aguardente, mas também facas, sal, louças (…). O meu próximo passo vai ser o lançamento da minha loja online, onde vamos reunir todos estes projetos e aqueles que surgiram em consequência do Pesadelo na Cozinha, como o estojo de facas personalizado e produzido pela ICEL, ou a minha jaleca, igual à que uso no programa, feita em parceria com a Bragard”.