Opinião

Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural

Aqui chegados, à tal Apicultura 4.0, a reflexão que se impõe é: como conjugar as mais modernas tecnologias ao mais dos tradicionais métodos de produção alimentar?

Nuno Russo, secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural

“É preferencialmente com políticas públicas ativas, desejavelmente, reforçadas. Como o Programa Apícola Nacional 2020-2022 é disso um exemplo, com mais verbas para investimento e acompanhamento técnico, cujos programas são desenvolvidos em colaboração com as organizações representativas do setor.

Por outro lado, verifica-se que o setor apícola tem vindo a profissionalizar-se nos últimos anos, e esta evolução apresenta fatores positivos de dinâmica para o setor e constitui uma mais valia, de produtividade e rentabilidade.

Existe uma trajetória de crescimento e continuaremos a trabalhar, convosco, com a União Europeia, para robustecer os orçamentos, mas também as regras de preservação da qualidade, da origem, da legalidade das práticas comerciais, da informação ao consumidor.”


Palavras de Nuno Russo, secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural no Webinar – Apicultura 4.0, organizado pela Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel.