Ambiente Floresta

Dia Mundial da Conservação da Natureza

O Dia Mundial da Conservação da Natureza celebra-se hoje, ( dia 28 de julho ).

O Dia Mundial da Conservação da Natureza é comemorado em todo o planeta a cada ano a 28 de julho, foi criado por Assembleia Geral da ONU e em Portugal a data foi instituída pela resolução nº 73/98 neste mesmo dia para celebrar o aniversário da fundação da LPN (Liga para a Proteção da Natureza).

Este dia, comemorado em Portugal como o Dia Nacional da Conservação da Natureza, tem o objetivo de consciencializar as pessoas para os problemas da mãe natureza e para a necessidade urgente da sua conservação.

Portugal possui, quando comparado com outros países europeus, uma grande diversidade de paisagens, património geológico, biodiversidade e dentro desta destaca-se um elevado número de endemismos e de espécies relíquia do ponto de vista biogeográfico e/ou genético.

O mais importante é alertar os cidadãos de todo o planeta a enfatizar a importância de proteger hoje o meio ambiente, para que as gerações futuras tenham uma melhor qualidade de vida.

Assim, todos os anos está reservado um dia de reflexão para a situação da natureza em Portugal e no mundo. As celebrações desta data prendem-se na limpeza de áreas costeiras e florestais, na elaboração de planos de ordenamento e de gestão de áreas protegidas, no planeamento da articulação da conservação da natureza com outras políticas sectoriais, entre outras iniciativas.

O Dia Mundial da Conservação da Natureza é comemorado globalmente para fazer as pessoas perceberem que as suas ações têm um impacto global. Gestos pequenos para preservar a natureza podem, gradualmente, ter um impacto sobre o meio ambiente numa escala maior. Reciclar, reutilizar produtos reutilizáveis, reduzir o uso de plástico, cultivar vegetais, plantar árvores e reduzir o uso de eletricidade pode ser denominado como formas eficazes de conservar a natureza.