Agrociência Hortofruticultura Novas culturas

Parece batata-doce mas chama-se yacon e come-se cru

Yacon Portugal é o nome que Luís Neto deu à sua unidade de negócio quando resolveu trocar a vida citadina de Aveiro pelo interior norte do distrito de Coimbra. Engenheiro Químico de profissão, tem uma ligação recente à agricultura, mas desde início assente no conceito de agricultura biológica.

O interesse pelo yacon nasce da curiosidade pela diversidade cultural, com a experimentação de novas culturas a tornar-se um vício. Entre várias espécies experimentadas o yacon adaptou-se suficientemente bem para ser a escolha e em termos comerciais é praticamente o único produto.

Ciclo cultural da planta. Trata-se de uma planta da família Asteraceae, originária dos Andes, com um ciclo vegetativo de cerca de 8 meses. Inicia o seu ciclo na primavera, tem um desenvolvimento foliar muito intenso, chegando a atingir mais de 2 metros de altura, e inicia a floração em agosto. Em finais de outubro, o produto pode começar a ser colhido.

“A potencialidade do yacon e as suas características únicas no mundo vegetal foram um estímulo para apostarmos no produto e ano após ano fazer crescer a plantação”, refere Luís Neto.

Patrocinado:

Siro Horta é um substrato especial para plantar uma vasta gama de hortícolas e fruteiras. A sua fórmula equilibrada é obtida à base de matérias primas selecionadas, sustentáveis e naturais. É enriquecido com um adubo orgânico biológico – com extra de azoto, rico em nutrientes essenciais, que se libertam gradualmente favorecendo o desenvolvimento das plantas.

A exploração fica no interior beirão, a norte do distrito de Coimbra e tem cerca de 2,5 hectares, sendo que a plantação do yacon tem vindo a ocupar uma área cada vez maior, com o promotor deste projeto a reforçar que o mesmo foi alcançado sem qualquer tipo de apoio estatal ou de fundos europeus.

Sobre a cultura em si Luís Neto refere que a mesma requer muito trabalho manual, especialmente na colheita, dado tratar-se de um tubérculo muito frágil. Já o solo, exige características específicas e é rigoroso em termos das necessidades de rega. Este conhecimento foi sendo adquirido ao longo dos últimos seis anos, baseado na experimentação, uma vez que não existem muitas referências sobre esta cultura. O escoamento é feito por duas formas. Uma através das lojas de retalho bio de todo o país e a outra por via de encomendas online feitas por clientes particulares das mais diversas regiões do país (…).