Agroalimentar Inovação Política Agrícola Vinha & Vinho

Apresentado o Centro Logístico e de Promoção do Setor Agroalimentar do Douro Verde

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, reuniu no dia 4 de agosto de 2020, em Baião, na Adega Cooperativa, com autarcas, dirigentes associativos e empreendedores do setor agroalimentar.

No encontro foi apresentado o Centro Logístico e de Promoção do Setor Agroalimentar do Douro Verde. Um projeto de especial importância, nomeadamente num contexto como o atual, e que corrobora a resiliência e a capacidade de adaptação e de inovação da Agricultura, um setor alicerçado em instrumentos a reforçar no futuro, visando “garantir mais competitividade, mais sustentabilidade e mais coesão territorial”.

Este é um projecto que visa a reconversão de uma antiga Adega Cooperativa numa Organização de Produtores que funcionará como um Centro de Incubação e Germinação de Novos Negócios, Formação e Investigação no sector agrícola. Uma iniciativa que comportará, entre outras valências, áreas de desenvolvimento de novos negócios, de apoio ao investimento, à inovação e internacionalização e com forte componente no armazenamento, logística e distribuição.

Projectos como este são importantes para a ocupação coesa do território e para o seu desenvolvimento. É imperioso, em todo o território nacional esbater as desigualdades.

Precisamos de um modelo de desenvolvimento harmonioso e integrado, em todo o território, seja ele em meio mais urbano ou mais rural, mais do interior ou mais do litoral, de forma a que todos tenham oportunidades. Este projecto tem a seu favor o facto de ter um modelo de governação que vai permitir juntar o território e os seus actores à sua volta, que entende a região, é estruturante para poder fazer face a tantos desafios que se lhe colocam, referiu a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.