Empresas & Produtos Sanidade vegetal

O excecional papel do silício na planta

O silício é o segundo elemento mais abundante na terra. Mas, para além disto, é também um elemento muito importante para o desenvolvimento das plantas.

Recentemente o silício foi classificado como um nutriente benéfico para as plantas. Mesmo não sendo considerado essencial para o desenvolvimento das plantas, os efeitos do silício são notáveis. Esses benefícios incluem resistência ao stress, aumento do sistema imunológico, aumento da absorção de nutrientes e proteção contra pragas e doenças.

Desta forma o silício tem três efeitos principais nas plantas:

1. Mecânico

O silício é depositado nas paredes das células, criando uma estrutura forte e rígida, como uma parede de tijolos cimentada. As células são capazes de manter a sua forma quando sujeitas a ataques ambientais.

No caso da seca, paredes celulares mais fortes são melhores para manter o equilíbrio da água dentro das células.

A estrutura reforçada também melhora a vida útil. O produto fica menos esmagado e mantém sua estrutura por mais tempo.


2. Nutricional

O silício tem um efeito importante na absorção de outros nutrientes.

Quando presente, o silício promove uma maior e mais equilibrada absorção de nutrientes.


3. Proteção contra pragas e doenças

Os insetos fitófagos perfuram a parede celular da planta, a fim de sugar os fluidos, comer o tecido ou realizar escavações. Ao aumentar a espessura das paredes celulares, com depósitos de silício, muitos desses insetos são incapazes de quebrar a superfície da célula.

Quando se trata de patógenos, como fungos, o silício não mata o patógeno, mas torna a planta inóspita a este. Ao impedir a fixação de esporos de fungos, a planta mantém a sua saúde e força.

A Arvensis desenvolveu um produto à base de silício, o ORSILIK, que possui todas estas características.

O ORSILIK é uma fórmula combinada de silicato de potássio e silício orgânico proveniente de Equisetum arvense. Desta forma, possui uma dupla ação fertilizante, silício e potássio.

Resumo

De forma abrangente, podemos concluir que, plantas a que tenha sido aplicado silício:

  • São mais fortes e resistentes;
  • Têm frutos mais resistentes, com maior valor nutricional e com uma vida útil mais longa;
  • São muito menos vulneráveis a ataques de pragas ou fungos;
  • São mais resistentes a altas / baixas temperaturas;
  • São mais resistentes a stress;
  • Têm um grau Brix mais alto e um maior conteúdo nutricional;
  • Têm um rendimento mais elevado.

Ensaios

Avaliação da influência do ORSILIK no stress hídrico:

Em olival superintensivo, na variedade Arbequina com rega deficitária, foi aplicado a 15 de outubro de 2017, 1 L de ORSILIK em 1000 L de água, tendo sido recolhidos os dados um mês após a aplicação.

Neste ensaio, verificou-se a influência do ORSILIK no aumento da percentagem de gordura e no aumento do peso da azeitona, em relação à testemunha.

Avaliação da influência do ORSILIK em pragas e doenças (Mosca e Gafa):

Em olival superintensivo, variedade Arbequina, foi aplicado a 15 outubro de 2017, 1 L de ORSILIK em 1000 L de água. Após um mês da aplicação foram realizadas as observações.

Neste ensaio, verifica-se que, mesmo num ano de pouca severidade de Mosca e de Gafa, é possível constatar que a aplicação de ORSILIK tem uma influência na diminuição do número de frutos com Mosca e com Gafa, relativamente à testemunha.

Conclusões

A aplicação de ORSILIK resultou muito bem na parcela com um stress hídrico muito acentuado. Existiu um elevado incremento da produção que se traduziu num aumento da quantidade de azeite produzido. Este produto revela-se assim muito interessante para ser aplicado com a finalidade de diminuir o stress hídrico.

No caso da avaliação da influência em doenças e pragas, neste caso sobre a Gafa e a Mosca, verificou-se que o ORSILIK diminuiu a pressão destes agentes patogénicos, apesar de ter sido um ano atípico na pressão desta doença e praga.

Desta forma, concluiu-se que o ORSILIK é um produto muito interessante, com várias potencialidades e que pode solucionar diversos problemas de uma cultura, enquanto melhora o rendimento e a produtividade.

Autoria: Rita Ganso Distribuído em Portugal por: FITOLIVOS


Pub.