Na primeira pessoa

PorBatata: Associação da Batata de Portugal

Ao assumir as funções de Diretor Geral da LOURICOOP e, com a saída do Eng. António Gomes, passei a representar a cooperativa institucionalmente.

Sérgio Ferreira, atual Presidente da Direcção da Porbatata

“Neste sentido foi apresentada à Direção da PORBATATA a alteração de representante da LOURICOOP, a qual aceitou que a cooperativa continuasse a assumir a Presidência da PORBATATA. Assim, passei a assumir funções de Presidente da direção no início de Maio. A transição foi planeada para executar durante os meses de Março e Abril, mas a pandemia originada pelo Coronavírus COVID-19 surge em meados de Março e alterou todos os planos que tinham sido traçados, impedindo a apresentação à Assembleia Geral, desta alteração, antes de assumir funções, o que só foi realizado na assembleia de Junho.

Agradeço a confiança em mim depositada pela Direção e pela Assembleia Geral. Conto com todos para continuar a construção uma Associação forte e representativa!

Este é um cargo que assumo com responsabilidade e consciência do enorme desafio que temos pela frente. A PORBATATA é uma associação recente mas já com uma grandíssima importância na fileira da Batata Portuguesa e no panorama agrícola nacional. Temos a missão de continuar a organizar o setor, de o tornar uno e coeso, pois só assim conseguiremos representar e defender toda a fileira da batata.

Ao chegar encontro uma associação com dinâmica e vontade de realizar este caminho de unificação do setor, com um trabalho empenhado e dedicado da Direção e da Secretária Geral, e com uma assembleia a funcionar em pleno, embora com participação inferior ao que esperaria. Tudo isto revela que tem sido realizado um trabalho sério e importante, que queremos continuar a levar em frente.

Como perspetiva futura, adianto que a grande aposta desta direção, é executar o projeto SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas) – Internacionalização de Marca Coletiva da Batata Portuguesa. Este projeto idealizado em 2019 e finalmente aprovado em julho de 2020, permitirá desenvolver um trabalho de promoção da Batata Portuguesa como nunca foi realizado. Por outro lado, a PORBATATA continuará empenhada em defender a fileira, junto dos organismos oficiais, em parceria com diversas entidades e promovendo a Batata Portuguesa também a nível Nacional.
Podem esperar de mim, e da PORBATATA, a vontade, dinâmica, empenho e dedicação que a fileira da Batata Portuguesa necessita.

Juntos somos mais fortes, unidos seremos reconhecidos e ouvidos.”