Hortofruticultura

Colheita de batata na Agroglobal

Os ensaios de variedades de batata de indústria no campo da Agroglobal, estão quase no final do seu ciclo, e como tal a colheita seria o culminar de uma acção que se idealizou integrada na Agroglobal 2020 o evento agrícola que aconteceria a 9, 10 e 11 de Setembro, em Valada do Ribatejo no Cartaxo.

A pandemia alterou toda a realização deste grande evento nacional, mas a agricultura não pode parar, pelo que as operações culturais seguiram o seu ritmo normal.

Foram feitas análises de solo e a preparação do solo foi a apropriada para a sementeira que decorreu no final de Abril. Uma semana depois aplicou-se herbicida em pré-emergência e fez-se a amontoa. A emergência deu-se sem grandes incidentes. Em meados de Maio fez-se a adubação de cobertura e fez-se o primeiro tratamento de fungicidada/insecticida. As chuvas de maio, trouxeram alguma incidência de míldio e verificou-se a ocorrência de algumas pragas, no entanto a pronta disponibilidade dos técnicos responsáveis pelo campo de ensaio, assegurou a eficaz resolução de forma atempada, não comprometendo o desenvolvimento da cultura.

Com os tratamentos fitossanitários com fungicidas e insecticidas, foram em simultâneo aplicados estimulantes foliares e de calibre. A tuberização ocorreu em todas as variedades, entre final de maio e início de junho. No início de agosto foram retiradas amostras de batatas às quais foram feitos testes de matéria seca, para verificar a evolução da qualidade.

O campo neste momento já se encontra em fase senescente e a colheita da batata está prevista para 9 e 10 de Setembro de forma faseada, algumas imagens da colheita serão transmitidas em live streaming, no dia 11 de setembro pelo canal da Agroglobal e dos mídia partners da Agroglobal.

A realização da colheita está planeada da seguinte forma:

Será possível visitar o campo mediante convite no dia 9 e 10 de setembro, com o devido cuidado, desde que sejam observadas as regras sanitárias estabelecidas pela DGS, nomeadamente de distanciamento social e concentração de pessoas.


Outros artigos relacionados:

Em Valada do Ribatejo os ensaios não pararam

Porbatata instala ensaio de variedades de batata indústria na Agroglobal