EMPRESAS & PRODUTOS Inovação sanidade Sanidade vegetal

Bayer/Dekalb o projeto de ensaios desenhado nos campos de Valada (AgroGlobal)

Do ponto de vista da Bayer/Dekalb o projeto de ensaios desenhado nos campos de Valada (AgroGlobal) tem várias vertentes, desde soluções integradas entre genética, herbicidas e tecnologias digitais.

Os objetivos destes ensaios e campos demonstrativos passam por apresentar a solução integrada Bayer para a cultura do milho, tendo sempre como finalidade maximizar a produção dos híbridos de forma sustentável, fazer com que expressem todo seu potencial e maximizem o rendimento dos agricultores.

Ao nível da genética dispõe de um ensaio de híbridos pré-comerciais e comerciais, nos ciclos médio-largos, com destaque para a adaptabilidade às nossas condições e maximização do potencial produtivo: DKC6808 – híbrido de grão com excelente porte, tolerância ao Cephalosporium, muito produtivo e rústico; DKC6492 – híbrido com uma sanidade excecional ao Cephalosporium, bom porte, produtivo e com excelente vigor inicial; DKC6308 – híbrido de dupla aptidão, neste caso semeado com finalidade de silagem, fantástico Stay-Green, elevado porte e apresenta boa maçaroca; DKC6092 – híbrido com aptidões de Gritz, muito bom vigor inicial, planta média/ alta e elevado potencial produtivo.

Ainda no campo da genética, destaca-se o trabalho que está a ser desenvolvido no tema das densidades de sementeira, ou seja, neste momento existem dados dos híbridos Dekalb que permitem fazer recomendações de densidade, em função da finalidade (grão ou silagem), tipo de solo e potencial produtivo de cada parcela. “Um mesmo híbrido poderá ter comportamentos distintos perante diferentes cenários, então porque razão o vamos semear sempre na mesma densidade. Se isto é verdade quando falamos de parcelas diferentes o mesmo se pode falar dentro do mesmo campo, daqui nasce outro conceito – Densidade variável dentro da mesma parcela”, explica a empresa. Ou seja, para cada parcela ou dentro da mesma, um determinado híbrido poderá ter diferentes densidades, em função dos parâmetros atrás descritos, assim nascem os conceitos das “Densidades Personalizadas Campo a Campo” e “Densidade Variável dentro da mesma Parcela”.

Nos herbicidas o destaque da empresa é para o Adengo, herbicida de pré-emergência, com amplo espetro de controlo das infestantes, eficaz nas principais espécies anuais (gramíneas e dicotiledóneas), ação via foliar e radicular, elevada persistência nos momentos de maior competição das infestantes, os seus dois modos de ação favorecem a gestão de populações resistentes e a presença de ciprosulfamida assegura a seletividade para a cultura.

Estes ensaios estão a ser acompanhados pela plataforma digital FieldView, onde é possível aceder aos mapas de sanidade da cultura, com imagens semanais, que permite detetar anomalias/problemas nos campos por antecipação e georreferenciar as ditas “manchas” nos mapas apresentados, fazer relatórios de visitas com PIN’s marcados no terreno, de modo a ficar com todo historial da parcela. Outra mais valia são os mapas semanais de consumo de água pela cultura do milho, o que ajuda a fazer uma melhor gestão da rega em picos de calor como o que se sentiu durante o mês de julho.


Artigo relacionado:

A AgroGlobal possível