Agroalimentar Agropecuária Floresta Política Agrícola

Ferramentas de biodiversidade para as empresas da fileira alimentar

O projecto europeu “LIFE Food & Biodiversity – Critérios Efectivos de Biodiversidade para normas e selos do sector alimentar”, em que o Instituto Superior Técnico é parceiro, acaba de produzir uma Ferramenta de Desempenho da Biodiversidade (“Biodiversity Performance Tool”, BPT) para explorações agrícolas, de uso gratuito.

Através da inserção de dados sobre os elementos da paisagem na exploração, as práticas agrícolas e as actividades formativas e de cooperação, a ferramenta produz um diagnóstico e um conjunto de recomendações de medidas a implementar para melhorar o desempenho face à biodiversidade.

A ferramenta vem acompanhada de um Manual que apoia a inserção dos dados e a interpretação dos resultados. Esta ferramenta está associada a um Sistema de Monitorização da Biodiversidade, que visa monitorizar os efeitos (p. ex., de um ano para outro) da implementação de medidas de biodiversidade.

A BPT e o Sistema de Monitorização são os elementos mais recentes de um conjunto de publicações e ferramentas para produtores, consultores, auditores e gestores de produto da fileira alimentar, visando o aprofundamento dos seus conhecimentos sobre os impactos positivos e negativos das suas explorações agrícolas (ou as dos seus clientes e fornecedores) sobre a biodiversidade:

Estão também disponíveis uma série de outros produtos que o projecto divulgou ao longo dos últimos 4 anos de actividade:

Webinar do projecto LIFE Food & Biodiversityhttps://www.youtube.com/watch?v=ioPunbJ2ND4&feature=youtu.be

Webinar do projecto LIFE Food & Biodiversity: Ferramenta de Desempenho da Biodiversidadehttps://www.youtube.com/watch?v=xJJHNJFfY8I&feature=youtu.be

Dois módulos formativos online (2 h no total) sobre:

Estão também disponíveis vários documentos de apoio à formação, incluindo:

A estes documentos somam-se Fichas de Acção para consultores, para auditores e para gestores de produto sobre gestão de pastoreio, alimentação animal sustentável e outros temas.

Este episódio do programa “Biosfera”, da RTP2, resume as acções implementadas pelo projecto em Portugal.

O projecto decorre até ao final de Setembro de 2020, e até essa data poderá dar, gratuitamente, formação e apoio às empresas da fileira na concepção de Planos de Acção para Biodiversidade e em medidas que visem a melhoria do desempenho de biodiversidade.

Para mais informações: carlos.teixeira@tecnico.ulisboa.pt e nuno.sarmento@tecnico.ulisboa.pt.