Bio Fertilização Vinha & Vinho

Matéria Orgânica e Equilíbrio Nutricional na Vinha

A vinha e o vinho desempenham uma importância reconhecida na agricultura, na economia e na própria história portuguesa. Considerado um dos pilares principais da agricultura nacional o sucesso da vinha é resultante da boa gestão dos fatores de produção e comercialização.

A grande diversidade do território nacional em termos de clima, solo e relevo é um desafio enorme no cultivo da vinha e ao mesmo tempo uma oportunidade para obter produtos diferenciados de grande valor.

Uma vinha equilibrada em harmonia com o local de inserção é a garantia para uma produção sustentável e de grande qualidade. Um dos objetivos chave é manter e aumentar a fertilidade do solo através de ações culturais. Aqui entram os fatores naturais como o clima, o relevo, a exposição solar, o tipo do solo, teor em matéria orgânica e estado nutricional.

Entende-se assim entre outros otimizar o pH, o teor em MO, estado nutricional e uma vida microbiana ativa.

A gestão do teor da MO e a sua composição é uma ferramenta de excelência multifuncional que interfere de uma forma ampla nas interações do solo. MO orgânica é composta por biomassa viva, fragmentos de plantas e micro-organismos, resíduos vegetais em decomposição e substâncias orgânicas com dimensão coloidal. MO orgânica estabilizada com 60-80% de substâncias húmicas exerce a eficácia máxima em manter ou aumentar a fertilidade do solo.

  • Otimizar o pH: A disponibilidade dos nutrientes e a atividade da vida microbiana está diretamente influenciada pelo pH do solo sendo ser valores extremos significam uma redução da disponibilidade dos nutrientes e até ao seu bloqueio. Devido a sua elevada capacidade de troca catiónica ao tamponar iões livres em suspensão a MO com elevada CTC facilita a imobilização/ disponibilização temporária de nutrientes de uma forma direta (efeito quelatado) e indireta, ou seja, os nutrientes fazem parte da MO em permanente transformação. MO com vida microbiana ativa desbloqueia nutrientes e incrementa a capacidade de retenção de água a sua disponibilidade.
  • Importante é uma estratégia das ações ao longo dos anos para incrementar a fertilidade natural do solo. O teor em MO e a sua composição é determinante para um solo vivo, fator chave para aumentar a sua resiliência e promover uma fertilidade natural. A partir de 2-2.5% de MO entramos em solos mais equilibrados. O tipo de rocha mãe tal como o xisto e o granito sob influencia do nosso clima tendem a baixar o teor em MO. Na vinha sendo ser uma cultura permanente é fundamental praticar a conservação do solo e assim corrigir através das técnicas de mobilização reduzida do solo, cobertura do solo com vegetação espontânea ou semeada, parcial ou total e a reposição ativa de MO.

Siro Vinha

Siro Vinha é um substrato com altos padrões de qualidade para a instalação de bacelos, bacelos enxertados, assim como para uma fertilização equilibrada das videiras. A sua textura média, com elevada percentagem em matéria orgânica, aliada à sua componente nutricional rica em macronutrientes e oligoelementos estáveis e solúveis, proporciona uma nutrição prolongada e gradual ao longo do desenvolvimento das plantas. O seu efeito de fertilizante organomineral natural faculta a estabilização do pH na zona radicular da planta, neutralizando a acidez ou alcalinidade excessiva. O seu enriquecimento em Potássio é de extrema importância, visto que, melhora a qualidade das uvas. Este substrato é enriquecido com uma fertilização mineral equilibrada que favorece a sua componente nutricional até 9 meses.

Corretivos orgânicos SRA 2 e SRA 3 completam as soluções de acordo com as necessidades

Siro Agro 2 é um CORRETIVO ORGÂNICO de elevada qualidade. É um composto (grau V), classe I, proveniente de 85% de estrume maturado de cavalo e 15% de Siro agro 1 (Húmus de casca de pinho e certificado pela RAL). Recomendado para aplicação em produção AB.

Siro Agro 3 é um CORRETIVO ORGÂNICO de elevada qualidade. É um composto (grau V) proveniente de 70% de estrume maturado de aves e 30% de húmus de biomassa florestal. Ajuda a corrigir pH’s baixos.

O equilíbrio nutricional assegura-se através de uma fertilização orgânica

Siro Agro 4 é um ADUBO ORGÂNICO NPK 4-3-3 peletizado (Ø 6mm) com elevado padrão de qualidade. Eficaz e rentável para adubações de fundo e de cobertura. A sua gama de macro e micronutrientes estáveis proporciona uma nutrição prolongada e gradual ao longo do desenvolvimento das plantas. É um produto natural sem adição de químicos.

Autoria: Hartmut Nestler Leal & Soares