Na primeira pessoa

” A única forma de fazer isto funcionar é através da inovação “

Daniel Traça, Professor catedrático de economia na Nova School of Business and Economics (Nova SBE), e atualmente diretor daquela instituição

“O grande desafio é alicerçar estes dois objetivos fundamentais, que é a questão da sustentabilidade e a questão do rendimento e da produtividade da agricultura.

A única forma de fazer trabalhar ao mesmo tempo o rendimento da agricultura da sustentabilidade e competitividade e sustentabilidade é através da inovação. É preciso apostar na inovação como forma a conseguir conciliar estes dois objetivos e isso é um ponto fundamental.

É também preciso mais diálogo informado e menos ideologia a abordar este tema que é um tema que enche o coração de toda a gente e às vezes essas paixões dificultam um bocado o diálogo e dificultam a capacidade de um mundo rural falar com o mundo urbano ou o mundo urbano falar com o mundo rural e compreenderem-se mutuamente a fim de chegarem a uma conclusão que os dois estejam de acordo.

Não se faz estratégia sem levar as pessoas e não se leva as pessoas sem as convencer e sem dialogar com elas e nesse aspeto o plano tem outra vantagem porque além de falar na inovação, o plano também falou com muita gente.”

Extrato da comunicação na conferência da AgroGlobal 2020, na abordagem à Agenda da Inovação e plano da “Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030”.