Política Agrícola

Mil milhões de euros para impulsionar Pacto Ecológico Europeu

Mil milhões de euros para impulsionar Pacto Ecológico Europeu – Inscrições a partir de 18 de setembro de 2020.

A Comissão Europeia lançou um convite à apresentação de propostas no valor de mil milhões de euros para projetos de investigação e inovação que abordem a crise climática e ajudem a proteger a biodiversidade e os ecossistemas únicos da Europa no âmbito do Pacto Ecológico Europeu.

Pacto Ecológico Europeu é o plano de ação e roteiro da Comissão Europeia para fazer da Europa o primeiro continente neutro do ponto de vista climático até 2050, com uma economia sustentável que não deixe ninguém para trás.

A propósito desta iniciativa, a comissária Mariya Gabriel [tutela a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude], confirmou que este “convite é o último e o maior no âmbito do Horizonte 2020”, que financia o Pacto Ecológico Europeu, esperando-se que impulsione a recuperação europeia da crise do coronavírus, transformando os desafios ecológicos em oportunidades de inovação.

Considerando a urgência dos desafios que aborda, o convite da Comissão pretende obter resultados claros e percetíveis a curto e médio prazo, mas numa perspetiva de mudança a longo prazo; haverá menos ações, mas estas irão dar primazia à rápida escalabilidade, divulgação e adoção.

Os projetos financiados ao abrigo do presente convite deverão produzir resultados com benefícios tangíveis em 10 domínios: 8 domínios temáticos e 2 domínios horizontais.

Os domínios temáticos refletem as principais vertentes de trabalho do Pacto Ecológico Europeu:

1. Aumentar a ambição climática

2. Energia limpa, acessível e segura

3. Mobilizar a indústria para uma economia circular e limpa

4. Edifícios eficientes em termos de energia e recursos

5. Mobilidade sustentável e inteligente

6. Do prado ao prato

7. Biodiversidade e ecossistemas

8. Poluição zero, ambiente livre de substâncias tóxicas

Os domínios horizontais – reforçar os conhecimentos e capacitar os cidadãos – introduzem uma perspetiva de mais longo prazo para a realização das transformações previstas no Pacto Ecológico Europeu.

O investimento de mil milhões de euros continuará a construir os sistemas e infraestruturas de conhecimento da Europa. O convite inclui a possibilidade de cooperação internacional, em resposta às necessidades das nações menos desenvolvidas, especialmente em África, no contexto do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O prazo para apresentação de propostas é 26 de Janeiro de 2021, devendo os projetos selecionados arrancar no outono de 2021.

As Jornadas Europeias da Investigação e Inovação [com início a 22 de Setembro] vão incluir uma sessão de informação sobre este convite da Comissão, que pode ser acompanhada em: https://research-innovation-days.ec.europa.eu.

Fonte: RAPID – Boletim Informativo da Representação da Comissão Europeia em Portugal.