Certificação Empresas & Produtos

A Smurfit Kappa conta com a certificação FSC® em todas as suas fábricas de cartão canelado e papel de Espanha e Portugal

A Central Florestal, divisão de silvicultura da empresa, situada em Iurreta (Vizcaya), dispõe da certificação PEFC™ que garante que as florestas são geridas de forma responsável. A Smurfit Kappa conta com a certificação FSC® em todas as suas fábricas de cartão canelado e papel de Espanha e Portugal

A Smurfit Kappa, líder do setor de embalagens de papel e cartão canelado, conta em Espanha e Portugal com uma Cadeia de Custódia certificada que garante a sustentabilidade dos seus processos e das suas soluções. Desta forma, a atividade da empresa é quantificável, transparente e tangível para todos os seus fornecedores e clientes, acrescentando, assim, ainda mais credibilidade que ajuda todos os seus grupos de interesse a entender a forma como gere os seus processos. Um compromisso colocado em prática através da participação voluntária nos sistemas de certificação florestal líderes na indústria Forest Stewardship Council (FSC®) e no Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC™).

Esta abordagem verificada por terceiros, que inclui práticas rigorosas de abastecimento, supervisão e gestão de risco, e que também se aplica aos seus fornecedores, traduz-se no facto de, na Smurfit Kappa, se poder garantir a sustentabilidade em todas as etapas do processo de produção de embalagens, da floresta até à fábrica ou ao linear. Assim, o FSC® demonstra que as suas florestas estão a ser geridas de forma responsável, e o PEFC™ fixa objetivos vinculados à conservação do ambiente, melhoria da produtividade e promoção do desenvolvimento socioeconómico num cenário rural.

Isto significa que a Smurfit Kappa produz papel e embalagens a partir de fibras virgens e recicladas, e está empenhada no abastecimento e na gestão dos seus recursos naturais da forma mais eficiente e responsável possível, mediante a gestão florestal sustentável das suas próprias plantações e florestas, e dos processos mais transparentes em toda a cadeia de fornecimento. Ações que realiza não só para cumprir as suas próprias responsabilidades em matéria de sustentabilidade, mas também as dos seus clientes, aos quais proporciona uma absoluta tranquilidade sobre a origem das suas embalagens de cartão canelado. Desta forma, 100% do papel que produz e obtém para as suas soluções de embalagem cumpre o protocolo FSC® ou o programa PEFC™ de Cadeia de Custódia Certificada, como sucede com 90% das embalagens que fornece aos seus clientes.

Javier Villate, Quality & Food Safety & Sustainability Manager da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos, assegura que “mais de 85% da matéria-prima reciclada que utilizamos é proveniente de embalagens que se converteram novamente em papel. Uma rastreabilidade que nos permite conhecer com exatidão a origem da matéria-prima do princípio ao fim”.

Concretamente, as fábricas da Smurfit Kappa em Espanha que contam com a certificação FSC® são as de cartão canelado de Alcalá de Henares, Alicante, Almería, Burgos, Canárias, Canovelles, Córdoba, Huelva, Cordovilla, Quart e Vigo, bem como as de papel pré-impresso de Totana e a de Hexacomb de Aoiz. Em Portugal, são as fábricas da Celpack e da Sorpel. Sem esquecer as de Papel de Mengíbar, Nervión e Sangüesa que, juntamente com a Central Florestal, situada em Iurreta, também têm a certificação PEFC™.


13.º Relatório de Desenvolvimento Sustentável

A Smurfit Kappa publica todos os anos o seu relatório de Desenvolvimento Sustentável, em que são apresentadas não só as suas ações em matéria de sustentabilidade, como também os seus objetivos a curto, médio e longo prazo neste campo. Um documento que se organiza em torno de três áreas estratégicas fundamentais (Pessoas, Planeta e Impacto no Negócio) e oferece dados completos sobre os fatores que contribuem para reduzir as emissões na empresa. Entre eles, os relacionados com o seu enfoque estratégico na eficiência energética e a utilização de fontes de energia renováveis como a biomassa. A sua última edição, a décima terceira, explica como a empresa reduziu em 32,9% o seu volume de emissões de CO2 provenientes de combustíveis fósseis entre 2005 e 2019.


Inquérito Sustentabilidade e rentabilidade: à procura de um equilíbrio

A Smurfit Kappa encomendou a elaboração deste inquérito independente à Longitude, a secção de investigação do diário The Financial Times, que entrevistou 200 executivos e 1500 consumidores do Reino Unido entre janeiro e março de 2020. Os dados obtidos revelam que o Consumo Consciente continua a aumentar a necessidade de que as empresas integrem a sustentabilidade nas suas operações comerciais e, além disso, indica que entre as novas gerações de consumidores existe uma crescente exigência de que as empresas sejam mais transparentes na informação que prestam sobre as suas práticas de sustentabilidade. Descarregue o relatório “A sustentabilidade reformula definitivamente a paisagem empresarial”, que inclui mais informações sobre os resultados do inquérito.