Hortofruticultura

O que posso fazer na minha horta durante o Outono ?

Outono é a época das colheitas mas também da limpeza e da plantação além de ser a época em que guardará os legumes da horta para os poder utilizar no Inverno

Termine as colheitas
Há muitos legumes que começam a declinar não por causa da frescura e da humidade mas sim porque os dias são mais curtos. Isto acontece com os legumes de Verão tal como os tomates, as beringelas e a família das aboboras (abobora, abóbora Hokkaido, meloas, pepinos…). Não vale a pena deixá-los a vegetar pois já não darão grande coisa. Faça a última colheita. Os frutos que não estiverem completamente maduros poderão terminar de amadurecer atrás de uma janela com sol ou mesmo no terraço caso não chova.

Não se esqueçam de retirar da terra o que não deve lá passar o Inverno como por exemplo as batatas. Se ainda não as apanhou ainda não é tarde. Ao contrário, as beterrabas, o alho francês e outras raízes comestíveis podem ficar na terra. Arranque apenas o que vai precisando pois conservam-se mal ao ar livre e perdem o sabor.

Limpe a terra
Retire as ervas nas zonas de onde retirou as culturas e de toda a zona que estiver livre. Nesta época a natureza não gosta de espaços vazios e preenche-os rapidamente. Não é necessário fazer uma limpeza minuciosa; retire as ervas daninhas e passe com o ancinho (ou um utensílio tipo sacho). Cavar e colocar composto será feito mais tarde, no fim do Inverno.

Plante e semeie para o Inverno !
O Outono é a época em que pode experimentar muita coisa na horta. Essencialmente serão os legumes-folha, com crescimento mais rápido que os legumes-raiz e mais resistentes ao gelo. Coloque os canónigos que crescem mesmo durante a época fria. Semeie o agrião de jardim, com sabor a agrião e que suporta as intempéries. Plante também as couves de Inverno que serão fantásticas nos pratos de cozido. Pode também plantar já os bolbos da horta como as cebolas precoces, a chalota e o alho.

O importante é fazer o que é adaptado ao clima onde vive. Não esqueça isso. Na montanha deve proteger os legumes com um abrigo adaptado, com uma cobertura de montagem rápida, tela de protecção ou melhor ainda, cultivar os legumes em túnel de protecção. Em climas amenos ou próximos do mar poderá, ao contrário, tentar semear tardiamente alguns legumes-raízes como as beterrabas, os rabanetes (normais ou os de Inverno) e nabos. Apanhados jovens e tenros são completamente diferentes dos que poderá encontrar à venda no comércio normal!

E nos vasos ?
O Inverno é uma época complicada para os legumes cultivados em vaso pois não apreciam o gelo nas raízes. Se morar na cidade escolha um local abrigado das correntes de ar. Os legumes-folha de Inverno como os canónigos e o agrião de jardim crescem bem em vasos. Na varanda também poderá semear alface de cortar que cresce muito rápido e que produz bem!