EMPRESAS & PRODUTOS Olival & Azeite

Novo lagar de grande dimensão abre portas em Badajoz

O Grupo de Investimento Ecológico BOMAR inaugurou recentemente as novas instalações do “Olivamente”, um lagar de azeite situado em Lobón (Badajoz) com a presença do presidente da Junta de Extremadura, Guillermo Fernández Vara, do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Território, Begoña García Bernal; e do Presidente da Autarquia de Lobón, Roberto Romero.

O projeto, lançado pela empresa Dalmadel e por Gonzalo Murillo, sob a égide do Grupo BOMAR, recebeu um investimento de mais de seis milhões de euros, e está altamente focado na prestação de serviços aos olivicultores superintensivos da Extremadura e da região portuguesa do Alentejo.

De acordo com a nota enviada às redações, o “Olivamente será o primeiro lagar da região a oferecer aos agricultores um serviço integrado de aconselhamento, colheita, moagem e armazenamento de até 3,5 milhões de kg nos seus 28 armazéns.  O diretor do projeto, Gonzalo Murillo, avança ainda que “atualmente, nenhum outro projeto oferecia 38 máquinas de colheita, aconselhamento integrado para o cultivo e transformação do produto, tudo no mesmo fornecedor. A partir de agora a nossa empresa pode fazê-lo”.

Este novo lagar tem capacidade para moer até 40 milhões de kg numa campanha de 60 dias, e está preparado, se necessário, para ser ampliado para 75 milhões de kg apenas com a incorporação de novas máquinas.

Por outro lado, o Olivamente oferece um serviço de cotações do azeite que os agricultores mantêm no lagar, o que lhes permite decidir o momento ideal da venda, enquanto o azeite é mantido armazenado nos tanques equipados com sistemas de inertização que evitam a oxidação, garantindo estabilidade e qualidade organolética durante longos períodos de tempo.

O lagar deverá iniciar a sua atividade neste mês de outubro, moendo entre 10 e 12 milhões de kg de azeitonas, para desenvolver a sua plena capacidade de produção na campanha de 2021.