Internacional Tecnologia

Portugal será o país parceiro da maior feira mundial da indústria

Portugal será o País-Parceiro da Hannover Messe 2022, considerada a principal feira do mundo para a tecnologia industrial, que vai realizar-se de 25 a 29 de abril de 2022, na cidade de Hannover, na Alemanha.

A novidade foi conhecida no dia 7 de outubro de 2o20, no Ministério da Economia, em Lisboa, pelo Embaixador da Alemanha em Portugal, Martin Ney, na presença do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, e do Presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Luís Castro Henriques.

Pedro Siza Vieira afirmou que a presença de Portugal no principal palco da indústria mundial surge numa altura em que se debate a reindustrialização da Europa, um processo onde Portugal e a Alemanha terão um papel importante a desempenhar:

«A Feira Internacional de Hannover é um palco privilegiado para Portugal demonstrar a excelência da engenharia portuguesa, dos nossos recursos humanos e técnicos, bem como para aprofundar a sua estratégia de fornecedor dos melhores produtos para os mercados internacionais. Esta presença», reforçou o Ministro «assume ainda uma particular importância, uma vez que se trata do setor industrial mais exportador da economia portuguesa».

O embaixador da Alemanha em Portugal sublinhou, por sua vez, que «Portugal é um parceiro essencial», pelo que este convite para participar na Hannover Messe 2022 como País-Parceiro faz todo o sentido face ao estado de desenvolvimento da indústria portuguesa e do seu profundo envolvimento com a indústria alemã.

«As empresas alemãs encontram em Portugal talento, inovação, fiabilidade e compromisso com o sucesso. Queremos que a Hannover Messe faça chegar esta mensagem crucial a mais empresas alemãs», acrescentou.

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, referiu, a este propósito, que «esta é uma oportunidade única para as empresas nacionais e para o próprio País, uma vez que representará uma montra mundial de afirmação das nossas capacidades de inovação, produção, serviço e talento, ainda por cima numa altura em que estaremos a assistir a importantes processos de relocalização global das cadeias de valor».

Fortemente envolvida no processo de convite a Portugal para participar como País-Parceiro na maior feira mundial da indústria, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, através do seu Presidente Miguel  Leichsenring Franco,  declara-se convencida de que esta participação será uma janela de oportunidade única que Portugal aproveitará da melhor forma.


A feira

 A Hannover Messe é o principal ponto de encontro da indústria alemã e mundial e uma referência para as grandes tendências no domínio da indústria.

O tema principal «Transformação Industrial» une as categorias que vão estar em exibição: «Automation, Motion & Drives», «Ecossistemas Digitais», «Soluções de Energia», «Peças e Soluções de Engenharia» e «Future Hub». Os tópicos de referência incluem Inteligência Artificial, produção livre de carbono, plataformas digitais, Indústria 4.0, segurança de TI, engenharia leve e Logística 4.0. Conferências e fóruns completam o programa. A próxima edição acontece de 12 a 16 de abril de 2021 em Hannover, Alemanha. A Indonésia é o país parceiro em 2021.

A Hannover Messe oferece o palco para a realização de negócios e discussão de sinergias entre o mundo académico e empresarial, sendo por isso uma oportunidade única de afirmação nacional junto dos principais players mundiais da indústria, reforço do envolvimento da Oferta Nacional junto de empresas alemãs e captação de investimento estrangeiro para Portugal num momento em que a inovação e competitividade industrial são temas centrais para o desenvolvimento económico do país.


«Portugal Makes Sense»

A participação de Portugal será orientada pelo motto «Portugal Makes Sense» através do qual o nosso País vai demonstrar ser um destino que faz sentido para as empresas industriais que desejem expandir investimento ou fazer o seu sourcing.

Recorde-se que «Portugal Makes Sense» é uma marca registada da AICEP Portugal Global e que servirá agora de mote à participação de Portugal como País-Convidado na Hannover Messe 2022.

A presença portuguesa – marcada por uma forte presença expositiva e contando com múltiplos colóquios e seminários – será focada nos sectores da metalurgia, metalomecânica, energia e tecnologias digitais, uma vez que são áreas onde Portugal e Alemanha têm revelado grande afinidade e um caminho promissor a percorrer com um crescente número de projetos em parceria, visando o lançamento de novos produtos.