EMPRESAS & PRODUTOS Hortofruticultura máquinas e equipamentos

Agritela Lux © da Arrigoni protege macieiras e romãs

Agritela Lux ©

Melhor coloração dos frutos e mais compostos nutricionais são apenas os principais benefícios da linha de cobertura vegetal da Agritela, agora também na versão “Preto e Branco”.

A maçã e romã são duas das culturas mais comuns no mundo. O alto consumo e a competição no mercado exigem uma produção massiva, ciente de todos os riscos que podem afetar a qualidade. Queimaduras solares, coloração irregular e espécies invasoras são os perigos que os produtores enfrentam no cultivo dessas duas culturas. Por outro lado, os consumidores exigem cada vez mais produtos com elevadas propriedades qualitativas, nutricionais e sensoriais.

A cobertura morta do solo geralmente oferece várias vantagens óbvias. Especificamente, as capas de solo reflexivas brancas são especialmente projetadas para ajudar a colorir os frutos e dar mais luz às plantas. A luz refletida também interfere na visão do inseto e reduz a presença de espécies invasoras. Por fim, afeta as características físicas das frutas e estimula a síntese de compostos importantes como os antioxidantes.

“Na Arrigoni, a busca de soluções inovadoras para culturas como a maçã e romã são uma prioridade e, hoje, garantem uma oferta particularmente ampla, capaz de atender às necessidades de diferentes áreas e zonas climáticas” explica Milena Poledica, agrónoma da Arrigoni.

Graças à sua experiência como líder no design e produção de agro-têxteis, a Arrigoni oferece o Agritela Lux ©, um tecido mulching reflexivo desenvolvido para melhorar a coloração dos frutos, tornando-os mais homogéneos.

Agritela Lux © da Arrigoni oferece os melhores resultados com clones e variedades que têm dificuldade em desenvolver a cor, como a maçã e a romã, por serem cultivadas sob redes anti-granizo ou em áreas com baixa temperatura entre o dia e a noite.

O segredo está nos aditivos especiais que compõem essas coberturas do solo, estabilizadas aos raios ultravioleta, e capazes de refletir mais de 70% da luz solar fotossinteticamente ativa, proporcionando mais luz na parte inferior e interna do dossel da planta. No caso das maçãs, isso se traduz em melhor coloração de variedades como Galaxy, Kanzi, Pink Lady ©, Pinova, Gala Schniga e frutas 25% mais comercializáveis, conforme comprovam os testes de campo realizados pela Arrigoni.

O tecido é estabilizado aos raios ultravioleta, fácil de instalar e pode ser usado temporada após temporada.

Os reforços laterais fortes e o material de alta qualidade que compõe a Agritela Lux © permitem a instalação do tecido com ganchos e grampos para um assentamento perfeito no solo. Além disso, esta cobertura do solo resiste à passagem de máquinas. A romã também pode se beneficiar com o uso da Agritela Lux ©.

“Agritela Preto e Branco”

Para obter uma dupla vantagem – maior proteção contra as ervas daninhas, mantendo os benefícios proporcionados pelo reflexo do sol – Arrigoni propõe o “Agritela Preto e Branco”, que é um tecido mulching bicolor, branco na superfície e preto na lateral em contato com o chão.

O principal efeito da combinação preto-branco é de facto possibilitar, ao mesmo tempo, uma maior proteção contra as ervas daninhas (lado preto) e manter o fornecimento de luz adicional às plantas (lado branco), para uma melhor coloração de frutas e um maior teor de compostos nutricionais.

Além da ação da Agritela Lux ©, a Arrigoni também oferece uma defesa eficaz contra o granizo para as macieiras, graças à Fructus ©, linha de redes monofilamentares.

A cor é um parâmetro muito importante na escolha das redes. Dependendo da variedade e da área geográfica de cultivo, é necessário usar a percentagem certa de sombreamento. Em regiões onde não há sol suficiente e para plantações que requerem uma alta percentagem de sol, redes transparentes são recomendadas; pelo contrário, em locais ensolarados e em pomares menos vigorosos, a rede preta é mais adequada, para garantir um melhor fator de sombreamento e reduzir os danos causados ​​pelas queimaduras.

Já para a romã, após uma pesquisa detalhada sobre redes de diferentes cores e diferentes fatores de sombreamento em relação a como elas modificam o ambiente (humidade, temperatura, qualidade da luz), o departamento de pesquisa da Arrigoni sugere Robuxta LDF White © thermo- Tela refletiva: a solução ideal entre a tonalidade desejada e as condições necessárias para a coloração e o amadurecimento.

São várias as vantagens que essa escolha pode produzir: o branco da tela reflete parte dos raios solares, responsáveis ​​pelas queimaduras solares; o aditivo na tela difunde a luz uniformemente e estimula o processo de amadurecimento e coloração; a temperatura sob a tela é reduzida, para o benefício total da planta.

Para mais informações: https://www.arrigoni.it