O projeto BovINE vai promover o seu primeiro workshop nacional, com atores da produtiva da carne de bovino, no próximo dia 30 de outubro a partir das 14h através da plataforma zoom.
A inscrição é gratuita mas obrigatória, através deste link. Posteriormente receberá por mail o link de acesso ao workshop.
Este workshop do projeto BovINE, tem como objetivo juntar os vários intervenientes da cadeia produtiva da carne de bovino, para em conjunto e numa jornada de participação e discussão, sejam identificadas as necessidades prioritárias da produção de forma a reconhecer boas práticas validadas pelo rigor técnico e científico que assegurem a sustentabilidade, a aceitação e o futuro do setor.
O foco estará definido em quatro áreas temáticas: resiliência sócio económica; saúde e bem-estar animal; eficiência produtiva e qualidade da carne; sustentabilidade ambiental.
Programa:
14h00 – Abertura
- Boas Vindas
Susana Guedes Pombo | Diretora Geral da Direção Geral de Alimentação e Veterinária
- Apresentação do Projecto BovINE
Magda Aguiar Fontes | Faculdade de Medicina Veterinária – Universidade de Lisboa
- A sustentabilidade ambiental na produção de bovinos de carne em Portugal
Tiago Domingos | CEO TerraPrima
- Boas Práticas e Inovações identificadas – Moderador: José Pais | ACBM
João Diogo Ferreira | AgriAngus
Miguel Vacas de Carvalho | Sociedade Agro-Pecuária da Lobeira
George Stilwell | Faculdade de Medicina Veterinária – Universidade de Lisboa
Identificação e discussão das necessidades prioritárias na produção nacional de carne de bovino
Síntese final
16h30 – Encerramento
O projeto BovINE, é uma rede transeuropeia de apoio à produção de carne bovina, procura enfrentar os desafios de sustentabilidade do sector e agrega investigadores, produtores e outros atores desta cadeia.
Envolve dez estados membros da EU e procura estimular o intercambio de conhecimentos e ideias a nível internacional em quatro tema: resiliência socioeconómica; saúde e bem-estar animal; eficiência da produção e qualidade da carne; sustentabilidade ambiental.
Conheça mais sobre este projeto aqui.