Evento realizado Hortofruticultura Investigação Vinha & Vinho

CEBAL promove sessão online sobre a eficiência no uso da água nos setores da viticultura e horticultura

Na próxima quarta-feira, dia 14 de outubro de 2020, pelas 11h30, realiza-se a sessão online “Eficiência no uso de água em Viticultura e Horticultura e a contribuição do projeto NEFERTITI”

Contará com a presença de Miguel Costa e Carlos Lopes, Professores do Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa e investigadores na área da Viticultura sustentável, no âmbito da iniciativa “Um Dia Com…”, organizada pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL).

Numa altura em que as alterações climáticas impõem cada vez maiores desafios e restrições ao nível do uso da água, esta sessão online abordará o tema da escassez de água, divulgando boas práticas para o uso mais eficiente da água na fileira da vinha e do vinho, valorizando a necessidade de um controlo preciso da rega e de métricas para quantificar o consumo de água. Os objetivos são os de poupar o recurso hídrico, minimizar incertezas e gerir melhor o risco resultante de condições climáticas mais adversas e extremas.

A sessão decorrerá na plataforma zoom no endereço: https://us02web.zoom.us/j/81091797816?pwd=MWtVUGN5QnY3bkdGUHZDTmRMdzFBQT09.

É aberta ao público e pretende chegar a produtores, técnicos, entidades relacionadas com os setores da Vinicultura e Horticultura, Institutos de Ensino Superior e de Investigação, bem como a todos aqueles que estejam interessados no tema.

O projeto NEFERTITI (http://nefertiti-h2020.eu) é um projeto Europeu, financiado pelo programa Horizonte 2020, representado em Portugal pelo Instituto Superior de Agronomia (U. Lisboa). Pretende estabelecer uma rede de demonstração e explorações piloto na União Europeia, delineado para promover a troca de conhecimento entre os vários atores envolvidos (produtores, empresários, investigadores, decisores políticos, etc.), de modo a aumentar a captação de inovação, melhorar a aprendizagem e a conectividade da rede entre atores agrícolas em toda a Europa. Este projeto pretende assim contribuir para uma agricultura mais competitiva, sustentável e amiga do ambiente.

O CEBAL promove todos os meses uma conferência no âmbito da iniciativa “Um Dia Com…”, em que convida personalidades da área académica, indústria, associações de produtores e outras entidades de desenvolvimento empresarial, com o objetivo de fomentar a troca de ideias e de experiências entre todos os intervenientes, enriquecendo, desta forma, redes colaborativas entre instituições académicas e empresariais, dando assim a conhecer o que mais inovador se faz nas diferentes áreas de conhecimento.