Evento realizado Rega

Debate: “Água e Sociedade” realiza-se a 17 de outubro em Faro

A Algfuturo – União pelo Futuro do Algarve e a Universidade do Algarve (UAlg) vão realizar um debate subordinado ao tema «Água e Sociedade», no próximo dia 17 de outubro de 2020, com início às 09h00, no Auditório 1.5, do Complexo Pedagógico do Campus da Penha da Universidade do Algarve.

No primeiro painel (09h45), que irá centrar-se no “Enquadramento e evolução do conhecimento”, José Paulo Monteiro, docente da UAlg, trará a debate a “Água: Passado, Presente e Futuro dos Usos, Gestão e Conhecimento”. Manuela Moreira da Silva, docente da UAlg, falará sobre “Origens Alternativas e Uso Eficiente da Água no Atual Cenário de Alterações Globais, e Luís Chícharo, também docente da UAlg, abordará a “Água e Sustentabilidade dos Ecossistemas”. No mesmo painel, António Carmona Rodrigues, docente da Universidade Nova de Lisboa (UNL) traçará uma perspetiva sobre as “Origens, Evolução e Abastecimento de Água a Sul do Tejo”.


O segundo painel (11h30) dedicado à “Gestão e Uso” iniciar-se-á com Pedro Coelho, administrador regional da Agência Portuguesa do Ambiente – Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Algarve, que apresentará a “Água nas Origens: Situação Atual e Perspetivas Futuras”.

Joaquim Peres, presidente da Águas do Algarve, falará sobre “Água para o Consumo Humano”. Este painel terminará com a apresentação “Água para a Agricultura”, por Pedro Valadas Monteiro, diretor Regional da Agricultura e Pescas do Algarve. João Reis, da Algfuturo, será o moderador dos dois painéis.


Durante a parte da tarde, às 14h30, tem início o terceiro painel, intitulado “Agricultura: culturas, tecnologias avançadas e rega”, que conta com as seguintes intervenções: José Carlos Tomás (Direção Regional da Agricultura e Pescas do Algarve); Pedro Nascimento (Associação dos Regantes do Sotavento), João Garcia (Associação dos Regantes de Silves); Hélder Henriques (Associação dos Regantes de Alvor); José Oliveira (AlgarOrange); João Bento (Madrefruta). Francisco Piedade, diretor do jornal Região Sul (online) será o responsável pela moderação.


Para as 16h15 está marcado o último painel, este dedicado ao “Turismo: usos públicos, alojamentos, golfe”. Participarão neste painel José Carlos Rolo (C.M. Albufeira), João Fernandes (RTA), Custódio Moreno (IPDJ), Elidérico Viegas (AHETA), e António Miranda (Associação Portuguesa de Greenkeepers). A moderação estará a cargo de Hugo Rodrigues, jornalista do Sul Informação.

Às 17h45, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, presidirá à sessão de encerramento, que também contará com a presença do presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau.

Consultar programa AQUI. ↵

Transmissão via streaming em: https://www.youtube.com/user/universidadealgarve ou https://www.facebook.com/universidade.algarve.