Desenvolvimento Local

CAP celebra Dia Internacional das Mulheres Rurais com anúncio da edição portuguesa do Prémio TalentA

A Confederação associou-se ao Prémio TalentA, uma iniciativa da Corteva que distingue o empreendedorismo feminino na agricultura, através de um Prémio monetário, formação e visibilidade dos projetos.

A Organização das Nações Unidas celebra no dia 15 de Outubro, o Dia Internacional da Mulher Rural que sublinha a importância da mulher na comunidade, na atividade agrícola, no sustento da família e na gestão dos recursos naturais.

Adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Dezembro de 2007, a celebração deste ano centra-se no tema  “Construindo a resiliência das mulheres rurais na sequência da COVID-19”, num gesto destinado a chamar a atenção do mundo para as dificuldades que estas mulheres rurais enfrentam, em especial no período de pandemia, nomeadamente no acesso a cuidados de saúde e a tecnologias e no aumento do trabalho não remunerado.

Por este conjunto de razões, a CAP escolheu este Dia Internacional das Mulheres Rurais para anunciar a sua associação ao Projecto TalentA, da Corteva Agriscience, o qual reconhece e distingue, com a atribuição de um Prémio, a relevância das mulheres no mundo rural.

A Confederação dos Agricultores de Portugal junta-se assim à Federação Espanhola das Mulheres Rurais que no ano passado foram pioneiras nesta iniciativa da Corteva.

A abertura das candidaturas ao Prémio está prevista para o dia 1 de Novembro, sendo a ‘Inovação’ e a ‘Sustentabilidade’ alguns dos critérios que concorrem para a selecção dos três projetos finalistas.

A vencedora será conhecida no dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.


PARA SABER MAIS:

Consulte a edição espanhola 2019 em: https://www.programatalenta.es

Acompanhe todas as informações sobre este Prémio aqui na APP.

Fonte: CAP