Evento Hortofruticultura Inovação

Congresso Frutos 2020 dedicado à temática “Inovação e estratégia para a fruticultura nacional”

ACEDER AO FILME DESTE E DE OUTROS EVENTOS

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha, entidade promotora da Frutos – Feira Nacional de Hortifruticultura, não podendo realizar este ano a sua 5ª edição, devido à situação epidemiológica que se verifica em Portugal resultado da doença COVID-19 e não querendo deixar de realizar a Frutos, optou por organizar um evento mais técnico e direcionado à produção, em particular ao setor hortofrutícola.

Devido à pandemia, o congresso será realizado online no dia 10 de dezembro 2020.

Congresso Frutos 2020 dedicado à temática “Inovação e estratégia para a fruticultura nacional”  é um evento dedicado à fruticultura e tem como objetivo promover um espaço de apresentação, divulgação científica e tecnológica e debate, contribuindo para o lançamento de novas estratégias e maior competitividade, indispensáveis para a modernização e o desenvolvimento da fruticultura no futuro, ajudando a promover um setor agrícola mais sustentável e resiliente.

Congresso Frutos 2020, além de contar com um painel de oradores nacionais e internacionais de reconhecido mérito, constituirá uma oportunidade única de demonstração e divulgação dos trabalhos e resultados obtidos no âmbito dos grupos operacionais, que em muito contribuem para mitigar os problemas da fruticultura e abrir caminhos para o desenvolvimento sustentável da mesma.

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha com o Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional- Centro de Competências (COTHN-CC), Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIAV, I.P.), Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT), Frutalvor, Centro de Gestão Agrícola de Alvorninha, Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) e da Associação Portuguesa de Horticultura (APH).

Inscrição (gratuita e obrigatória) no Congresso. Informamos que todos os participantes irão receber um brinde que contém o livro de atas e um certificado de participação.

Link do site, onde deverão efetuar a inscrição: https://congressofrutos2020.webnode.pt/inscricoes

  • PROGRAMA CONGRESSO FRUTOS 2020

“INOVAÇÃO E ESTRATÉGIA PARA A FRUTICULTURA NACIONAL”

09.30 h – Receção de boas-vindas

Hugo Oliveira – Vereador CMCR

José Nuno de Lacerda Fonseca – Diretor DRAPLVT

Rodrigo Vinagre – Presidente do COTHN-CC


09.45 h – Painel Tecnologias de produção

Moderador: Cristina Oliveira (ISA-UL)

Orador convidado: aguardar confirmação

  • GoFigo, uma parceria pelo figo em Torres Novas – Michele Lascasas Rosa (Rosagro)
  • Densidade de plantação em macieiras ‘Gala’: Implicações agronómicas e fisiológicas – Miguel Leão (INIAV)
  • Grupo Operacional “PoliMax” – Promoção e aumento da eficiência da polinização entomófila em macieiras, pereiras e cerejeiras – Rafael Carvalho (COTHN-CC / CFE – UC)
  • PrunusBOT – Sistema robótico aéreo autónomo de pulverização controlada e previsão de produção frutícola – Pedro Dinis Gaspar (UBI)

11.35 h – Pausa


11.40 h – Painel Proteção de culturas

  Moderador: Paulo Monteiro (DRAPLVT)

Orador convidado: Piotr Sobiczewski (Research Institute of Horticulture in Skierniewice/Poland)

  • Desenvolvimento de estratégias que visem a sustentabilidade da fileira do kiwi através da criação de um produto de valor acrescentado. – Joana Costa (IPN)
  • O projeto Fruit Fly Protect e o ensaio de diferentes armadilhas e atrativos para a monitorização e combate à mosca da asa manchada Drosophila susukii (Matsumura) (Diptera: Drosophilidae) nos Açores. – David Horta Lopes (UAC)
  • BioPest – Estratégias integradas de luta contra pragas-chave em espécies de frutos secos: pragas associada à castanha. –  Albino Bento (CIMO/IPB/CNCFS)
  • FitoAgro: Ferramenta para recolha de informação e tomada de decisão visando a sustentabilidade e competitividade das explorações frutícolas – Carolina Lucas (COTHN-CC)

13.15 h – Pausa


14.30 h – Comunicações em poster e vídeo


15.30 h – Painel Pós-colheita e qualidade

Moderador: Carla Simões (Frutalvor)

Oradora convidada: Ana Cristina Rodrigues (RochaCenter, A.C.E. )

  • PrunusPÓS – Otimização de processos de armazenamento, conservação em frio, embalamento ativo e/ou inteligente, e rastreabilidade da qualidade alimentar no pós-colheita de produtos frutícolas – Maria Paula Simões (IPCB-ESA) & Pedro Dinis Gaspar (UBI)
  • Grupo Operacional “SafeApple” – Avaliação do efeito de factores de pré-colheita na qualidade da maçã de Alcobaça – Claudia Sánchez (INIAV)

16.40 h – Pausa


16.45 h – Painel Estratégia para a Fruticultura e o próximo quadro de apoio

Moderador: Mª do Carmo Martins (COTHN-CC)

Ana Paula Carvalho – Subdiretora Geral da DGAV

Luis Mesquita Dias – Vice-Presidente da Portugal Fresh

Eduardo Diniz – Diretor-Geral do GPP *

Nuno Canada – Presidente do INIAV

Rodrigo Vinagre – Presidente do COTHN-CC

Pedro do Carmo – Presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar *


18.00 h – Encerramento

Fernando Manuel Tinta Ferreira – Presidente da CMCR

Maria do Céu Antunes – Ministra da Agricultura *

*a confirmar

Data limite para inscrições é dia 4 de dezembro (sexta-feira). Após o encerramento das inscrições irá receber o link de acesso ao Congresso.

Mais informação sobre o evento aqui.