Cereais

No Ensaio de Variedades de Arroz destaca-se um carolino híbrido de origem francesa

Campo do Bico da Barca

Em virtude da situação em que o país se encontra e com base nas orientações técnicas emanadas pela Direcção-Geral da Saúde no âmbito da pandemia de COVID-19, este ano não foi realizado o habitual Dia Aberto do Arroz, no Campo do Bico da Barca em Montemor-o-Velho. Mas no terreno os trabalhos não foram interrompidos.

Em substituição do habitual Dia do Arroz, nas duas primeiras semanas de setembro foram realizadas visitas conduzidas pelo técnico da DRAP Centro, António Jordão, responsável pelas actividades que decorrem nesta unidade experimental, que juntamente com a Quinta do Loreto em Coimbra compõem o Centro Experimental do Baixo Mondego.

Ao longo destes dias estiveram no Bico da Barca dirigentes da DRAPC e de organizações do sector (Cooperativa Agrícola de Montemor-o-Velho, Associação de Beneficiários da Obra de Fomento Hidroagrícola do Baixo Mondego, AOP, etc.), representantes do INIAV, do COTArroz, e da DGAV, docentes e investigadores da Escola Superior Agrária de Coimbra e da Universidade de Coimbra/Dep. de Eng.ª Civil, técnicos das empresas parceiras dos ensaios (sementes, produtos fitofarmacêuticos, fertilizantes, indústrias, etc.) e representantes dos grupos de trabalho dos projectos GO +Arroz e MEDWATERICE, dos quais a DRAPC é um dos parceiros.

Das visitas fizeram parte os ensaios de Variedades de Arroz e da Rede Nacional de Ensaios, os ensaios da Medida dos Recursos Genéticos Vegetais (ensaios de avaliação agronómica e de adaptação), os ensaios no âmbito do GO +Arroz (falsa sementeira, rotação de culturas e programa de herbicidas), o ensaio no âmbito do Projecto internacional MEDWATERICE, a produção de arroz em MPB e campos de arroz em que foram utilizadas diferentes formulações de adubos e tipos de fertilizações (fundo e coberturas).

A instalação e condução das actividades em curso no Campo do Bico da Barca foram possíveis devido à colaboração e apoio das seguintes entidades: INIAV; DGAV; COTArroz; Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho; IPC/ESAC; EPAAD; ABOFHBM; Lusosem; Tecnorisi; Cadubal; Syngenta; Bayer CropScience; Ernesto Morgado, SA; Novagril e Sativa.

Autoria: António Jordão

  • Responsável pelas atividades da Unidade Experimental do Bico da Barca * Escrito ao abrigo do anterior AO