EMPRESAS & PRODUTOS Pequenos Frutos Reportagem

“Devem ser incutidos hábitos de consumo de mirtilo aos portugueses”

Vítor Nunes é licenciado em Gestão, mas depois de vários anos a trabalhar nesta área profissional resolveu avançar por conta própria, primeiro noutro âmbito e em 2012 na agricultura, quando fundou a Beiraberry.

BEIRABERRY RESPONSÁVEL: Vítor Nunes

ATIVIDADE: produção de mirtilos 

ÁREA: 4 hectares

LOCAL: Ferro (Covilhã)

Como o nome indica é uma exploração de mirtilos, situada na freguesia de Ferro (Covilhã) com cerca de quatro hectares e além de Vítor Nunes, conta também com um funcionário a tempo inteiro. Claro que na altura da colheita é necessário recorrer a mais algumas dezenas de pessoas.

Durante os restantes meses do ano faz-se a manutenção do pomar: controlo de infestantes, podas, fertilização (…). De acordo com o empresário, embora seja uma planta ainda não muito afetada por pragas e doenças, é muito sensível, quer à falta quer ao excesso de água (…), necessitando de muitos cuidados, dado ser uma cultura de grande valor acrescentado. As seis variedades selecionadas pertencem ao grupo “de norte” e permitem obter fruta para vários mercados e, ao mesmo tempo alargar a janela de colheita (2 a 2,5 meses). A produção anual situa-se em média entre as 25 e as 30 toneladas, mas agora já com quatro hectares perspetiva-se que nos próximos anos possa chegar às 40 toneladas anuais. A empresa tem ainda outro pequeno projeto num terreno de exploração de cereja.

Quase toda a fruta (95%) é exportada

Algum escoamento é feito mais a nível local e Vítor Nunes é da opinião que devem ser incutidos hábitos de consumo de mirtilo nos portugueses por ser uma fruta com inúmeros benefícios. Para isso, a empresa criou recentemente a sua loja online, em www.beiraberry.pt, fazendo entregas de mirtilos frescos em todo o país, em 24 horas.