EMPRESAS & PRODUTOS Olival & Azeite olival e azeite

Do olival tradicional surgem projetos bem modernos

Fazem-se representar com a marca ‘Caixeiro’, que engloba vários tipos de azeite, nomeadamente três azeites virgem extra: ‘Signature’, ‘Organic’ e ‘Origins’

Fica situada em Santa Maria de Émeres e Rendufe, no concelho de Valpaços e é conhecida como SORESA, a empresa que André Teixeira e Edgar Morais fundaram, com outro sócio que entretanto deixou o projeto.

A ideia foi criar algum volume no agregado das explorações familiares, assim como nas outras que entretanto já adquiriram. Por isso os responsáveis definem o projeto como alicerçado na família e inspirado na agricultura familiar e em 2019 valeu-lhes uma Menção Honrosa na categoria ‘Jovem Agricultor’ do Prémio Nacional de Agricultura.

André Teixeira é responsável pela área comercial e Edgar Morais pelo design. Ambos participam no trabalho de campo e no próprio processo produtivo que envolve várias atividades, a começar pelo olival, amendoal, castanheiro e a título experimental, as bagas de goji. O olival (azeite) tem a área mais representativa, que é também a mais organizada. Já sobre o castanheiro, embora também conte com uma área bastante expressiva, a castanha ainda é vendida a granel, enquanto que a amêndoa está em franco crescimento. Estas culturas coexistem num misto de pomares antigos, alguns já centenários e outros novos.

O porquê destas apostas deveu-se em primeiro lugar ao aproveitamento das culturas típicas da região, mas conferindo-lhes uma nova “roupagem” e melhorando o possível em termos do maneio da cultura, incluindo novas variedades e novos produtos a partir dos mais tradicionais, tentando criar mais algum valor para ficar na exploração.

No olival as cultivares mais usadas são as tipicamente transmontadas, nomeadamente a ‘Cobrançosa’, ‘Verdeal’ e ‘Madural Transmontana’, assim como alguma ‘Cordovil’. Fazem-se representar com a marca ‘Caixeiro’ e que engloba vários tipos de azeite, nomeadamente três azeites virgem extra. Um super-premium de edição limitada, o ‘Signature’, que soma prémios internacionais nos últimos três anos ()