Agropecuária EMPRESAS & PRODUTOS

Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural visita Valsabor

No passado dia 19 de Outubro de 2020 a Valsabor recebeu nas suas instalações a visita do Sr. Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Engº Nuno Russo.

Durante a visita foi anunciado o investimento de 6 milhões de euros na remodelação e ampliação da unidade de abate e transformação, sendo ainda aumentada a capacidade de frio, expedição e logística, assim como a melhoria das infraestruturas administrativas e sociais.

Esta intervenção estará completada ainda durante o ano de 2021, assim como um investimento de 3 milhões de euros nas empresas de produção animal, no aumento da sua capacidade produtiva, e na modernização e monitorização contínua de todo o ciclo produtivo.

Em nota de imprensa, o Valgrupo refere ainda que “com a aquisição da Maporal, o matadouro de Reguengos de Monsaraz, tornou-se o primeiro matadouro português a exportar carne de porco para a China em fevereiro de 2019” e que “decorrem as obras de ampliação o que lhe irá permitir ter a capacidade de abate de 15 mil suínos por semana, destinados à exportação”.

O investimento feito na Maporal é de 15 milhões de euros e também estará concluído em 2021. Para 2022 o grupo tem sinalizados dois projectos: a construção de um novo Matadouro e de uma nova fábrica de ração.

“A construção de um novo matadouro para a VALSABOR está orçada em 25 milhões de euros”, pode ler-se na nota de imprensa, referindo-se ainda que “irá permitir-nos uma capacidade de exportação de 150 Milhões de euros por ano.”

A nova fábrica de rações será a 7ª do grupo e será a maior do país com capacidade para produzir 2.000 toneladas/dia num investimento estimado em 13 milhões de euros.