Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura
“Portugal vai atingir, expectavelmente, o máximo histórico de 600 milhões de euros de exportação de azeite. Atualmente, Portugal produz 160% do azeite de que precisa e isto significa que temos uma capacidade de exportação muito grande.
É um valor fundamental para podemos diminuir o nosso défice comercial, o setor do olival e do azeite tem uma grande vitalidade e uma grande dinâmica, seja numa produção mais competitiva, no caso dos olivais intensivos, mas também numa produção mais tradicional.
Este setor agrícola é capaz de fixar pessoas nos territórios, não só na área que diz respeito à própria produção, mas depois também a setores ligados, como é o caso do turismo [e] da gastronomia.
Encontramo-nos a trabalhar com o setor, as universidades, os politécnicos, para garantir com toda a transparência a informação necessária para mostrar a vitalidade deste setor e aquele que é o seu contributo nestas três dimensões, para a valorização social, para o estímulo económico, mas também para a preservação dos valores ambientais.”
Extrato da comunicação realizada numa visita que efetuou à Herdade da Figueirinha, em S. Brissos, no concelho de Beja.
Artigo relacionado:
Ministra da Agricultura participou no início simbólico da campanha da azeitona 2020 – 2021