EMPRESAS & PRODUTOS Fertilização fertilização

Utilização de fertilizantes orgânicos é mais-valia para a sustentabilidade do planeta

Segundo Lavoisier, “na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

O crescimento populacional e económico das últimas décadas tem obrigado a uma intensificação das explorações pecuárias e agrícolas para obter alimento para a população. Desta forma, a quantidade de efluentes pecuários e subprodutos animais tem crescido e consequentemente os problemas ambientais. Ao utilizar os estrumes animais, a Leal & Soares contribui para utilização de alguns subprodutos que através do processo de compostagem transforma em matérias fertilizantes e reincorpora-os no solo contribuindo para uma economia circular.

Os estrumes deixam de ser um problema ambiental para as explorações pecuárias e passam a ser uma matéria-prima que vai ser valorizada e transformada num composto estável, higienizado, rico em matéria orgânica, ácidos húmicos e fúlvicos e nutrientes – Valorização agronómica.

O mesmo se passa com a biomassa utilizada pela empresa no processo de compostagem, funcionando como uma fonte de carbono e estruturante do composto, contribuindo para a limpeza das matas e florestas, diminuindo os riscos de incêndios, um problema atual do clima e estrutura silvícola de Portugal.

Há vários fatores que influenciam a compostagem: microorganismos, relação C/N, temperatura, humidade, arejamento e granulometria dos materiais.

Na Leal & Soares, todo o processo de compostagem é monitorizado com controlo de temperatura, humidade, viragens, oxigenações, análises em laboratório próprio e externo (químicas, físicas e biológicas) de modo a obter o produto final com as características desejadas. São efetuados ensaios de campo com a colaboração do nosso centro de investigação para testar os produtos, suas aplicações e dosagens antes do produto ser registado e colocado no mercado (…).

BENEFÍCIOS DOS FERTILIZANTES ORGÂNICOS

  • Produto natural;
  • Elevado teor de Matéria Orgânica estabilizada;
  • Valor fertilizante e biologicamente ativo estimulando uma biodiversidade ativa no solo;
  • Elevado teor de macro e micronutrientes naturais que proporcionam uma nutrição equilibrada ao longo do desenvolvimento das culturas;
  • Promovem um aumento da produtividade das culturas.

A Leal & Soares tem uma ampla gama de fertilizantes com apresentação pulverulenta, em pellet ou granulada, de origem animal e/ou vegetal sendo alguns autorizados para agricultura biológica. Encontre o produto mais adequado à sua cultura e necessidades.

Autoria: Cecília Nestler, Eng.ª Zootécnica | Leal & Soares