Evento realizado Floresta

Webinar Melhoramento Genético Florestal

Dia 19 de novembro de 2020 das 11h às 16h (Portugal) e 12h às 17h (Espanha e França) com participação de Isabel Carrasquinho (INIAV).

Desde Portugal até à Nova Aquitânia, as florestas de coníferas representam uma grande importância ecológica, social e económica, encontrando-se ameaçadas devido a alterações ambientais e climáticas e também devido à incidência de pragas e doenças florestais graves. Neste contexto, o melhoramento genético torna-se estratégica e uma das ferramentas mais poderosas para os proprietários florestais superarem essas ameaças.

Objetivos:

Este primeiro fórum, dirigido a especialistas florestais que trabalham em florestas temperadas do sul da Europa, pretende apresentar linhas de investigação e trabalhos em desenvolvimento no melhoramento genético de coníferas, assim como os resultados operacionais que podem ser transferidos para os utilizadores. Será dada especial atenção às caraterísticas introduzidas nos novos materiais florestais de reprodução

A participação ativa de especialistas de diferentes temáticas e regiões, diretamente envolvidos ou beneficiários de programas de melhoramento genético, irá permitir:

• Analisar a situação atual e conhecer os avanços obtidos no melhoramento genético.

• Planear os recursos e necessidades para tornar mais eficientes as atividades de investigação.

• Definir as etapas e as estratégias para conseguir uma rápida introdução do material de reprodução no mercado: viveiros e proprietários.

• Promover a cooperação em matérias de investigação e inovação e a transferência de material florestal de reprodução.

→ Clique aqui para proceder à inscrição.

Colaboração de: Centro de Investigación Forestal de Lourizán, Centro PINUS, Confederación de Organizaciones de Selvicultores de España (COSE), Instituto Vasco de Investigación y Desarrollo Agrario (NEIKER), Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Institut National de Recherche pour l’Agriculture, l’Alimentation et l’Environnement (INRAE), Unión de Selvicultores del Sur de Europa (USSE).