Evento realizado Floresta

Webinar: “O Papel da Floresta na Recuperação Económica Nacional”

O Centro Pinus, Associação da Floresta de Pinheiro Bravo, vai organizar no dia 23 de Novembro, às 21h o Webinar “O Papel da Floresta na Recuperação Económica Nacional”.

O encontro tem como foco a relação entre a importância de gerir e cuidar da floresta nacional, também e, especialmente, nesta fase em que a recuperação económica é uma preocupação de todos.

Neste evento o Centro Pinus quer dirigir-se ao cidadão comum e transmitir uma visão integrada e holística do tema, complementando a visão económica com diferentes abordagens a nível ambiental e social.

Na vertente económica serão discutidas questões como a relevância de diversificar uma economia até aqui excessivamente assente no turismo e o potencial da floresta na recuperação económica, nomeadamente, através de uma economia de bens transacionáveis, com recurso a exportações. Contar-se-á com a participação do Professor João Ferreira do Amaral Economista, Professor Catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

Na abordagem ambiental falar-se-á sobre a gestão eficiente e eficaz do ordenamento do território, a gestão colaborativa do minifúndio, a prevenção dos incêndios e as oportunidades e falhas do plano de recuperação económica. Este tema será discutido pelo Dr. Francisco Ferreira, presidente da Associação ZERO – Associação do Sistema Terrestre Sustentável, uma Organização Não Governamental e Professora da área do ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.

Por último, na perspetiva social o objetivo é explorar a importância da floresta na coesão social, no fortalecimento das famílias e até, no estado emocional das pessoas enquanto indivíduos. Com a pandemia, o espaço da floresta assume um papel de interesse renovado para famílias e indivíduos, como espaço que permite uma vivência individual e familiar com potencial em termos de redução dos níveis de ansiedade e stress, e por isso de recuperação psicológica e emocional. Assim, surge a intervenção do Chefe Nacional Adjunto, José Pamplona, da Associação de Escoteiros de Portugal, com um trabalho destacado de vivência da floresta ao nível do desenvolvimento pessoal.

Inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_cLGQxJzYTLCBWmrT7bX-rA