Evento realizado Floresta

PRODEHESA-MONTADO. Divulgação de iniciativas para valorizar este ecossistema

ACEDER AO FILME DESTE E DE OUTROS EVENTOS

Técnicos do projeto Luso-Espanhol PRODEHESA-MONTADO divulgarão numa conferência online iniciativas para valorizar este ecossistema

Técnicos de diferentes entidades da Extremadura, Andaluzia e Portugal, membros do Projeto de Cooperação Transfronteiriça para a Valorização Integral dos Dehesa e Montes (PRODEHESA-MONTADO), explicarão num encontro virtual as iniciativas que estão a ser levadas a cabo no âmbito deste projeto para dar valor económico e ambiental, defesa e montados. A conferência, organizada pelo Centro de Investigação Científica e Tecnológica da Extremadura (CICYTEX), terá lugar no dia 2 de dezembro através da plataforma Zoom, pela manhã.

Para participar nesta conferência, é necessário inscrever-se antes de 30 de novembro através do seguinte FORMULÁRIO.

O programa será dividido em dois blocos: Avaliação das pastagens e da sua produção, por um lado, e Publicações e instrumentos de gestão, por outro. Todas as obras a apresentar têm como objetivo último contribuir para a preservação de um ecossistema único, utilizando diferentes recursos.

Dentro do primeiro bloco, estão programadas cinco conferências: “A pegada de carbono dos produtos dos montados”; “Utilizações inovadoras da bolota”; “Variáveis que determinam o preço do presunto ibérico com sabor a bolota”; “Observatório Dehesa-Montado”. Rede Ibérica de Transferência” e “Novas provas de danos em seside na zona de dehesa”. Os oradores são peritos da Universidade da Extremadura, da Agência de Gestão Agrícola e Pesqueiro da Andaluzia, da CICYTEX e da Universidade de Sevilha.

O segundo bloco foi reservado para a apresentação de uma seleção de publicações que estão a ser publicadas no projeto: Manual técnico de práticas silvícolas para a gestão sustentável de povoamentos de sobreiro e azinheira; Manual del estado de conservación del hábitat de dehesas; Gestão e prevenção da doença causada por Phytophthora cinnamomi; Estado da arte do conhecimento científico sobre a fitoftora em montados e Catálogo de subproductos de corcho para la construcción.

Serão apresentadas publicações de investigação do Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas; a Direcção Geral de Sustentabilidade da Junta da Extremadura; o Instituto Nacional de Investigação Agrícola e Veterinária; a União das Florestas Mediterrânicas e o Instituto Tecnológico de Rochas Ornamentais e Materiais de Construção (INTROMAC), respetivamente.

Este bloco explicará também o funcionamento de uma ferramenta concebida pela Direcção-Geral de Política Florestal da Junta de Extremadura para a gestão sustentável das pastagens.

O Projecto de Cooperação Transfronteiriça para a Valorização Integral dos Dehesa e Montado (PRODEHESA-MONTADO) é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG V-A Espanha – Portugal (POCTEP) 2014-2020.

A CICYTEX coordena este trabalho, que terminará em Abril de 2021, e no qual participaram universidades, centros de investigação, administrações, associações setoriais, empresas e organizações sem fins lucrativos de Espanha e Portugal.


Artigo relacionado:

Projeto transfronteriço PRODEHESA-MONTADO dá a conhecer primeiros resultados