Agropecuária EMPRESAS & PRODUTOS Sanidade animal

Exploração Agrícola Teixeira do Batel com assessoria Dekalb

Na Exploração Agrícola Teixeira do Batel. Assessoria Dekalb aconselha variedades para uma alimentação animal completa

Numa exploração agrícola com mais de dois mil animais todos os detalhes contam porque há muitos custos para cobrir, mas, embora o objetivo seja a produtividade, é atingido com preocupações com o bem-estar dos animais e com a sua alimentação de alta qualidade, que começa na escolha das variedades a semear.

A Exploração Agrícola Teixeira do Batel é apontada como uma das maiores do país na produção de leite, ‘título’ conseguido à conta de um forte investimento dos quatro sócios: Arminda e José Teixeira, os fundadores e os dois filhos, José Luís e Jorge Teixeira.

Com uma produção média anual na ordem dos 10 milhões de litros de leite, a exploração de Vila do Conde conta com cerca de mil vacas em ordenha, de um total de 2300 animais (90% da raça Holstein-frísia e os restantes Red Angus e Jersey).

Para viabilizar a exploração tem havido um forte investimento em tecnologia, pelo que uma parte da vacaria já está robotizada, abrangendo metade dos animais em ordenha. Desta forma, o sistema automático necessita apenas de uma pessoa para supervisionar o processo (três em regime rotativo de 8h), enquanto que a ordenha manual necessita de mais mão de obra. Toda a atividade da empresa envolve 12 funcionários (…).