EMPRESAS & PRODUTOS fertilização Olival & Azeite olival e azeite sanidade Sanidade vegetal

Não existe uma agricultura de excelência sem um solo de excelência

Hoje na Herdade Entreáguas já se consegue produzir azeitona com Resíduo 0, resultado de um trabalho com suporte técnico da Fitolivos que lhe trouxe soluções mais amigas do ambiente e do consumidor.

A Herdade Entreáguas situa-se na margem esquerda do Guadiana, mais concretamente no concelho de Serpa, “numa zona de excelentes azeites”, assegura Luís Pacheco, o gestor agrícola da Herdade que contabiliza uma área aproximada de 320 hectares de olival.

Trata-se de um olival intensivo, com cerca de 400 plantas por hectare, todo regado, inserido no perímetro de rega de Alqueva. Inclui diferentes variedades de azeitona, nomeadamente ‘Cordovil’, ‘Cobrançosa’, ‘Arbequina’ e ‘Frantoio’, de forma a diversificar e escalonar a colheita. Alguma primazia para a ‘Arbequina’, variedade que nos últimos anos se tem plantado mais na Região e que “por ser mais precoce é menos suscetível a problemas sanitários e origina azeites frescos e verdes”.

As principais dificuldades identificadas por Luís Pacheco registam-se ao nível da mão de obra para os trabalhos da colheita e do baixo preço pago pela azeitona, sem perspetiva de que nesta campanha haja grandes melhorias. Neste momento a Herdade vende a azeitona a lagares da região, mas já está a ser pensada uma alternativa para o futuro. Nesse sentido, investiu já numa máquina de limpeza para enviar a azeitona mais limpa possível no sentido de ser mais valorizada. Todos os anos é plantada mais alguma área de olival, “embora seja cada vez mais difícil conseguir mais terra disponível a preços acessíveis”. Por outro lado, as perspetivas para esta campanha não são as melhores devido a uma baixa de produção e ao preço praticado pelos lagares da região (…)

Leia o artigo completo na edição de novembro 2020.