Ambiente Hortofruticultura

“Viver o Clima no Baixo Alentejo” EDIA integra projeto com CIMBAL

Viver o Clima no Baixo Alentejo, é um projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, CIMBAL, do qual a EDIA é parceira, e com ele pretende-se a implementação de medidas concretas nos 8 concelhos que simultaneamente integram a CIMBAL e se inserem na área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, EFMA.

Este projeto, agora aprovado, foi candidato à linha de financiamento EEAGrants “Small Grants Scheme #3 – Projetos para reforçar a adaptação às alterações climáticas a nível local”.

No seguimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela EDIA no âmbito da divulgação de boas práticas agrícolas e da compatibilização da agricultura com os valores naturais presentes na região, foi constituída esta parceria entre as duas entidades para o desenvolvimento e implementação do projeto.

As intervenções concebidas pela EDIA e programadas nesta candidatura passarão pela recuperação de galerias ripícolas e charcos temporários mediterrânicos, instalação de sebes vivas e aproveitamento e melhoramento de áreas sobrantes/bermas de estradas, através da proteção e recuperação de zonas de matos, espécies arvenses, quercíneas ou espécies de elevado valor conservacionista.

Com estas ações dar-se-á continuidade ao trabalho desenvolvido com o qual se conseguirá evidenciar que é perfeitamente compatível a atividade agrícola intensiva e com retorno e a salvaguarda e melhoria dos habitats presentes.

Disso são exemplo as ações de sensibilização para o uso de boas práticas agrícolas com a recente publicação dos vídeos que a EDIA tem vindo a divulgar regularmente.

Todos fazemos Alqueva e todos somos responsáveis pela sustentabilidade da região.

Ver exemplos:
» Preservação da vegetação ripícola: AQUI
» Azinheiras na moderna agricultura: AQUI
» Arrelvamento natural nas entrelinhas: AQUI
» Lista de reprodução de outros vídeos de boas práticas: AQUI