Inovação

Lisboa e Vale do Tejo inicia debate sobre estratégia regional para salvaguarda da Dieta Mediterrânica

Na região de Lisboa e Vale do Tejo iniciou-se um trabalho para a elaboração de uma estratégia de salvaguarda e valorização da Dieta Mediterrânica (DM) na região, respondendo assim ao desafio do Centro de Competências para a DM, de com os diferentes agentes se articularem e delinearem estratégias adequadas à realidade da região e à disponibilidade e vontade das organizações e entidades dos territórios.

Nesse sentido, e em colaboração com a Universidade do Algarve (UAlg), realizou-se no passado dia 18 de novembro um Focus Group com o objetivo de identificar as caraterísticas da Dieta Mediterrânica na região e quais os desafios à sua promoção. Estiveram presentes a DRAPLVT, a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da LVT, as Comunidades Intermunicipais (CIM) da Lezíria do Tejo e Médio Tejo, alguns Grupos de Ação Local, a Direção Geral do Património Cultural, a Câmara Municipal de Torres Vedras, os Institutos Politécnicos de Lisboa, de Santarém e de Setúbal, a Docapesca, e a Escola Superior de Hotelaria do Estoril.

Este Focus Group enquadra-se no Projeto Territorial MED, que pretende reforçar a estratégia nacional para a salvaguarda e valorização da DM, contribuir para o aumento da adesão dos cidadãos à Dieta Mediterrânica e preservar e divulgar os seus valores, cultura e património. Deste modo é necessário a sua adequação à realidade da região e por isso, esta iniciativa procurou estimular a discussão de ideias em torno da DM, com vista à identificação do seu conceito, dos seus produtos e características e das suas potencialidades e desafios.

No seguimento deste Focus Group, o Centro de Competências da Dieta Mediterrânica – do qual faz parte a DRAPLVT -, e a Universidade do Algarve (UAlg), promoveram no passado dia 9 de dezembro uma sessão de trabalho, com o objetivo de iniciar o debate sobre a elaboração de um Plano de Ação para a salvaguarda e valorização da DM na região de LVT.

Esta sessão de trabalho, está integrada no Projeto “Salvaguarda da Dieta Mediterrânica para a promoção de um estilo de vida saudável e modelo de sociedade sustentável”, tendo a colaboração da Rede de Instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da DM (RIESDM) e da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e contou mais uma vez com a participação de representantes das Entidades que tinham estado presentes no Focus Group.

Considerando o muito que ainda há a desenvolver, ficou marcada uma reunião para a segunda quinzena do mês de janeiro, para definir a continuação deste trabalho.

A DRAPLVT congratula-se com a dinâmica criada na região em torno da Dieta Mediterrânica e manifesta a sua disponibilidade para participar ativamente neste processo, desafiando também os diferentes agentes locais a participarem e contribuírem para a salvaguarda da DM.