Evento realizado Floresta Investigação

APCOR apresenta estudo sobre a fileira da cortiça, da floresta ao consumidor

A FILEIRA DA CORTIÇA: DA FLORESTA AO CONSUMIDOR

A APCOR vai apresentar o mais recente estudo sobre o setor e que tem como título “A Fileira da Cortiça: da floresta ao consumidor”. O evento, vai realizar-se a 17 de dezembro de 2020, às 15h, na plataforma Zoom, terá como oradores: João Rui Ferreira, Presidente da APCOR, João Catarino, Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Neves, Secretário de Estado Adjunto e da Economia, Francisco Gomes da Silva, Diretor Geral da Agro.Ges e Vasco Rodrigues, Diretor Executivo Centro de Estudos de Gestão e Economia | Universidade Católica.

Em conjunto com a Universidade Católica e a Agro.Ges, o programa visa realçar a importância da floresta para a fileira da cortiça, bem como a relevância do setor para a economia nacional. Também a estratégia e prospectiva da fileira da cortiça e o montado na floresta nacional serão temas a abordar.

No estudo realça-se a capacidade de investimento da indústria e do sector, com valores anuais a rondar os 40 milhões de euros; o forte aumento das exportações portuguesas de cortiça que cresceram mais de 50% na última década; o excedente da balança comercial que é considerado um dos maiores da economia nacional e que cresceu 41% desde 2009; e termina com as dez linhas de força que marcarão o futuro da fileira da cortiça.

“Com este estudo, o setor renova o trabalho que foi efectuado em 2015 e ganha, deste modo, um novo referencial de informação fundamental para toda a fileira, desde a componente florestal, a transformação da cortiça e o retrato dos mercados”, refere o presidente da APCOR. “Este é mais um contributo que enquadra e prospectiva a razão de considerarmos estratégico um forte apoio à fileira da cortiça, dado o seu valor inquestionável para o Portugal e para os Portugueses”, reforça o líder associativo.

João Rui Ferreira afirma, ainda, que “o estudo apresenta as 4 grandes linhas estratégicas para o setor e que passam pela floresta e matéria-prima, tecnologia e inovação, promoção e comunicação e, por último, capacitação empresarial.”

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória no seguinte endereço:
https://zoom.us/webinar/register/WN_V_klYcRtT7qA-RxJZTAGtg .

O estudo completo pode ser consultado em: https://www.apcor.pt/portfolio-posts/a-fileira-da-cortica-da-floresta-ao-consumidor.

Este é o último trabalho que foi desenvolvido no âmbito do projecto Cork_Inov e que teve o apoio do Compete2020, Portugal2020 e União Europeia – FEDER, num investimento total de 649.797, 99€, comparticipado em 85%.

Destacam-se outros trabalhos:

Estudo Económico-financeiro – https://www.apcor.pt/portfolio-posts/relatorio-anual-de-caracterizacao-da-situacao-economico-financeira-das-empresas-do-sector-da-cortica/

Boletins Trimestrais – https://www.apcor.pt/portfolio-posts/boletim-trimestral/

Indústria 4.0 e Economia Circular – Estudo de Benchmarking Setorial e Transetorial

A APCOR vai dar continuidade a este projecto, nos próximos dois anos, tendo já sido aprovado o montante de investimento de 341.790,00€.