Este curso é organizado pela consultora agrícola Espaço Visual e permitirá obter conhecimentos que permitam executar as operações inerentes à Cultura do Abacate.
Serão realizadas aulas em videoconferência com o formador:
Prof. Doutor Amílcar Duarte, da Universidade do Algarve, e especialista na área da fruticultura.
A produção de abacate tem aumentado progressivamente em Portugal, com especial destaque para a zona do Algarve, onde encontra excelentes condições edafoclimáticas para o seu desenvolvimento.
Com este curso, o formando poderá adquirir conhecimentos que permitam executar operações inerentes à instalação, manutenção e colheita na cultura do abacate. É constituído por 25 horas (18 horas assíncronas e 7 horas síncronas) e desenvolvido totalmente à distância.
Destinatários:
- Empresários nos primeiros anos de atividade;
- Operadores e técnicos agrícolas;
- Estudantes de agronomia;
- Profissionais de cursos técnicos superiores (nível 5) em áreas das ciências da vida e da terra.
Objetivos Específicos:
- Conhecer a importância económica da cultura e as regiões de maior produção;
- Identificar a morfologia, o ciclo cultural e vegetativo e os estádios fenológicos da cultura;
- Identificar os principais aspetos a ter em conta na instalação e manutenção da cultura;
- Identificar as técnicas de produção e de fim de campanha, os inimigos da cultura e os meios de luta a utilizar;
- Enumerar os procedimentos a executar na colheita e pós-colheita;
- Identificar aspetos essenciais e principais canais de comercialização para o abacate.
→ Metodologia de Ensino
Este curso decorrerá no regime de ensino à distância, com aulas em videoconferência, na plataforma e-Learning da Espaço Visual. Em cada módulo será disponibilizado o material de apoio ao estudo (manuais, apresentações, vídeos, textos, artigos e/ou bibliografia), os respetivos testes ou exercícios de avaliação e as atividades curriculares.
→ Metodologia de Avaliação
A avaliação é composta por assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas; avaliação contínua (modular); execução de atividades e avaliação final.
» Mais informação do curso AQUI. «
1. Agroecossistema da cultura
2. Instalação da cultura
3. Manutenção da cultura
4. Operações de colheita, normalização, embalagem e conservação.