Hortofruticultura Política Agrícola

Governo dos Açores anuncia Programa Regional para a Fruticultura

O secretário regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural anunciou no dia 4 de janeiro de 2021, em Angra do Heroísmo, que o Executivo açoriano vai implementar um Programa Regional para a Fruticultura.

António Ventura que falava, no âmbito do Ano Internacional das Frutas e Legumes, salientou que o Programa deve ser “devidamente participado pelas Organizações de Produtores, a Universidade dos Açores e especialistas da área”, disse citado em nota do Governo dos Açores.

Segundo o governante, este Programa será um incentivo à “produção da fruta”, desde logo, para “uma maior atenção estratégica à recuperação dos pomares tradicionais e para a existência de novos pomares”.

“Durante este ano sensibilizaremos os açorianos para a produção e o consumo de frutas e legumes de produção local”, destacou o secretário regional.

António Ventura, referiu, ainda que a área em 2018 de produção de frutícolas ascendia a 851 hectares e, desta forma, “podemos e devemos ser uma Região de produção de frutas e legumes para o consumo interno e para a exportação”.

Autoria: Susete Rodrigues, Açoriano Oriental